QUARENTENA

Psicanalistas oferecem atendimento gratuito online; saiba onde encontrar

Neste período de pandemia e quarentena são recorrentes temas como medo, incerteza em relação ao que vai acontecer no futuro

SMS de Aparecida de Goiânia oferece apoio psicológico para pacientes e profissionais
(Foto: Reprodução)

Como boa parte da população, psicólogos e psicanalistas também aderiram ao isolamento social como medida de prevenção contra o novo coronavírus. Com isso, as consultas passaram a ser online e cadeiras de escritório, sofás e camas tomaram o lugar dos tradicionais divãs, inclusive os de coletivos que atendem gratuitamente em ruas e praças.

“As consultas online têm seus desafios, mas no momento é o que dá para oferecer”, comenta Rachel Poli, psicanalista integrante do coletivo Psicanálise na Praça Roosevelt, de São Paulo.

Neste período de pandemia e quarentena são recorrentes temas como medo, incerteza em relação ao que vai acontecer no futuro e temor pelas pessoas queridas que estão em grupos de risco. “E a pessoa só consegue trabalhar isso se tiver essa escuta e, por isso, o trabalho do coletivo é muito importante”, afirma.

A sessão online começa na página do coletivo no Facebook. Aos sábados, das 11h às 14h, o grupo cria a lista de espera conforme recebe mensagens dos analisantes na plataforma. Conforme são liberados, os analistas direcionam o atendimento para um site de videoconferência, o Whereby. Como o grupo segue orientação lacaniana, o tempo de duração de cada consulta pode variar de 15 a 45 minutos, em média.