BASTIDORES DA POLÍTICA

PV em Goiânia rompe com Adriana Accorsi após indicação de Gilvane ao Iphan

Informação foi confirmada pelo presidente do PV em Goiás, Cristiano Cunha

Presidente do Cidadania Goiás renuncia por PSDB não apoiar Accorsi em Goiânia, em 2024
Ex-presidente do Cidadania em Goiás, Gilvane Felipe ao lado da deputada federal Adriana Accorsi (PT) (Foto: Divulgação)

O presidente do PV em Goiás, Cristiano Cunha decidiu romper com o PT e retirar o apoio a deputada federal Adriana Accorsi, pré-candidata petista à Prefeitura de Goiânia, nas eleições de 2024. A decisão se deu após a nomeação do historiador Gilvane Felipe, do Cidadania na superintendência do Instituto do Patrimônio e Artístico Nacional (Iphan).

Ao Mais Goiás, Cristiano destacou que vinha reivindicando o espaço desde a saída de Pedro Wilson do cargo. O órgão é presidido por Leandro Grass que também comanda a sigla verde nacionalmente. “Seria natural que houvesse esse alinhamento aqui em Goiás também”, pontua Cunha ao portal.

Cristiano disse que chegou a comunicar para a direção nacional do partido que vai deixar a campanha de Accorsi. Como os partidos são federados, não há como deixar de seguir as diretrizes adotadas a partir da convenção entre julho e agosto. “Mas eu solicitei permissão para manter, pelo menos, neutralidade ante a disputa”, pontuou.

Cunha destaca que desde que Lula venceu as eleições, o PV em Goiás não foi contemplado com nenhum cargo relevante em Goiás. “Fomos o primeiro partido a apoiar nacionalmente a eleição do presidente Lula e não há retribuição por aqui”, destaca. “Há vários espaços sendo ocupados por bolsonaristas que não dão a mínima retribuição ao governo em questão de governabilidade”, pontuou. 

Em entrevista ao Mais Goiás, Gilvane Felipe disse que teve uma conversa de aproximadamente quatro horas de duração com o presidente nacional do Iphan, Leandro Grass que validou sua nomeação. “Foi um diálogo muito produtivo. Saí dela seguro e surpreso com a confiança depositada”, destacou. Ele também reforçou ter apoio de todos os deputados federais petistas, bem como da bancada de parlamentares estaduais e vereadores em Goiânia que validaram sua nomeação.

O portal tentou entrar em contato com a deputada federal Adriana Accorsi e o coordenador da campanha da petista em Goiânia, o também deputado Rubens Otoni. O espaço está aberto para atualização.