GUIA PRÁTICO

Saiba como usar a assistente virtual do INSS para esclarecer dúvidas

Heloísa — a assistente virtual criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para prestar atendimento aos…

Heloisa é a assistente virtual do INSS Foto: Reprodução
Heloisa é a assistente virtual do INSS Foto: Reprodução

Heloísa — a assistente virtual criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para prestar atendimento aos segurados — é uma das alternativas à disposição dos cidadãos que querem esclarecer dúvidas e fazer consultas sobre serviços e benefícios previdenciários, neste momento de reaberturta parcial das agências em todo o país.

Helô — como também é conhecida — dá expediente no portal Meu INSS todos os dias, para atender de forma automática aposentados, pensionistas e trabalhadores vinculados à Previdência Social que desejam obter informações.

Para iniciar a conversa com a assistente virtual, é preciso acessar o site gov.br/meuinss e clicar no canto inferior direito da tela, onde aparece o ícone para a conversa. Outra opção é baixar o aplicativo Meu INSS, disponível para aparelhos com sistemas Android e iOS.

Segundo o instituto, Helô está programada para esclarecer as dúvidas mais frequentes dos usuários, por meio de um banco de respostas já definidas para cada situação.

Logo de início, a assistente virtual perdirá o nome e o CPF, para personalizar o atendimento. Segundo o INSS, porém, nenhum outro dado será solicitado.