APROXIMAÇÃO

Saiba onde e quando acontecerá o esperado encontro entre Lula e Trump

Além do tarifaço, Lula quer discutir com Trump riscos de uma intervenção da CIA no regime político da Venezuela

Saiba onde e quando acontecerá o esperado encontro entre Lula e Trump (Fotos: Divulgação)
Saiba onde e quando acontecerá o esperado encontro entre Lula e Trump (Fotos: Divulgação)

O esperado encontro entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, já tem possível data e local. De acordo com o colunista Ancelmo Góis, do jornal O Globo, o aperto de mãos deve acontecer na Malásia, no dia 26 de outubro. Ambos participarão como convidados da reunião da Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean). O brasileiro está a embarca para Ásia nesta terça-feira (21).

As preliminares foram discutidas em uma audiência entre o chanceler brasileiro Mauro Vieira e o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio. Após voltar ao Brasil, Vieira relatou a Lula que Rubio, antes refratário à ideia de reaproximação, agora estaria convencido de que as negociações precisam ser destravadas – sobretudo no que diz respeito à tarifa de 50% sobre uma ampla carta de produtos exportados pelo Brasil.

“Há, no horizonte, muitas tentativas externas de pautar agendas paralelas e atrapalhar a relação bilateral. Tem muita espaçonave desgovernada no caminho, e a presença dos chefes de Estado, o quanto antes, unindo a questão, é fundamental para impedir qualquer interferência“, disse um integrante do governo.

Existe a informação de que Lula deseja discutir também a situação da Venezuela, em razão da escalada de tensão entre Washington e Caracas. Lula quer deixar claro a Trump que uma intervenção militar americana na Venezuela irá desestabilizar toda a região, criando um cenário mais propício para as atividades de narcotraficantes.

Na quarta-feira (15), o presidente Donald Trump afirmou ter autorizado operações secretas da CIA em território venezuelano e disse estar estudando ataques terrestres contra cartéis do país.

Leia também