desempenho

Saiba por que não é indicado fazer sexo de barriga vazia, segundo estudo

Veja ainda que alguns alimentos podem ser benéficos para aumentar o prazer

Saiba por que não é indicado fazer sexo de barriga vazia, segundo estudo alimentos podem ser benéficos para aumentar o prazer
Foto: FreePik

Se você pretende ter um momento íntimo com alguém especial, é bom prestar atenção em um detalhe que muita gente ignora: o estômago. Isso mesmo. Um estudo recente mostra por que não é indicado fazer sexo de barriga vazia — e os motivos vão além do simples desconforto físico.

De acordo com uma pesquisa liderada por cientistas da Universidade de Oslo, na Noruega, a fome pode reduzir o prazer durante o sexo. O culpado? Um hormônio chamado grelina, conhecido como o hormônio da fome. Ele é produzido principalmente no estômago e atua na regulação do apetite, da glicose no sangue e até no peso corporal.

Mas o que chamou atenção dos pesquisadores foi o papel da grelina na forma como sentimos o toque e o prazer social. “Além do seu papel estabelecido como hormônio estimulador do apetite, a grelina também está envolvida na atribuição de valor a recompensas sociais como o toque”, escreveram os autores do estudo.

Sexo e jejum: o experimento

Para entender melhor a relação entre fome e prazer físico, os cientistas convocaram 60 voluntários. Em dois dias diferentes, os participantes ficaram em jejum das 9h às 15h. No primeiro dia, receberam uma refeição leve: shake líquido e uma banana. No segundo, permaneceram sem comer.

Durante o experimento, os cérebros dos participantes foram escaneados enquanto recebiam carícias no braço. Eles também avaliavam o toque, dizendo se era agradável ou não. O resultado mostrou que, quando estavam alimentados, os voluntários relataram um aumento de 2% na sensação de prazer com o toque — o que, segundo os pesquisadores, pode ser relevante para entender como a fome afeta o bem-estar e até a vida sexual.

Eles ainda alertam: “Toques recebidos por prazer ou relaxamento, como massagens, podem ser mais agradáveis após a alimentação. E a dificuldade de sentir prazer em outras atividades pode até afetar quem está tentando manter uma dieta para perder peso”.

O que comer antes do sexo?

Agora que você já sabe por que não é indicado fazer sexo de barriga vazia, é importante saber o que comer antes da relação. Nada de exagerar no prato! O ideal é consumir algo leve e fácil de digerir, como:

  • Iogurte, pães integrais e ovos: ótimas opções para dar energia sem pesar no estômago.
  • Chocolate: além de delicioso, o doce é um estimulante natural. Ele libera endorfina, que melhora o humor e a sensação de prazer, e contém flavonoides, que ajudam na circulação e desempenho sexual.
  • Especiarias afrodisíacas: cravo, noz-moscada, canela e grão de mostarda são conhecidos por estimular a lubrificação feminina e aumentar a produção de testosterona nos homens. Podem ser usados em pratos servidos durante uma noite romântica.
  • Ervas como ginseng, açafrão e ioimbina: melhoram a circulação, estimulam a libido e não costumam ter efeitos colaterais.