Saiba qual é a única aérea brasileira no ranking de companhias ‘low cost’ mais seguras do mundo
Companhia nacional aparece ao lado de gigantes da aviação mundial
O Brasil aparece entre as companhias low cost mais seguras do mundo em 2026 em um levantamento internacional que avaliou critérios técnicos rigorosos de segurança aérea. O ranking, divulgado pelo site especializado AirlineRatings.com, analisou 320 companhias aéreas globais e incluiu apenas 25 empresas de baixo custo com melhor desempenho operacional, colocando o país como único representante da América do Sul na lista.
Ranking avalia segurança em voos de baixo custo
O estudo considera indicadores como taxa de incidentes por voo, idade da frota, treinamento de pilotos, auditorias internacionais, histórico de ocorrências graves e gestão de riscos operacionais. Segundo os organizadores, o objetivo é mostrar que o modelo low cost não está associado, necessariamente, a menor nível de segurança.
A liderança do ranking em 2026 ficou com a HK Express, de Hong Kong, que ocupa o primeiro lugar pelo segundo ano consecutivo. A lista ainda reúne nomes consolidados da aviação mundial, como easyJet, Ryanair, JetBlue, Southwest e Jetstar.
Diferenças entre as empresas são mínimas
De acordo com a CEO do AirlineRatings, Sharon Petersen, as notas das companhias ficaram extremamente próximas nesta edição, o que reforça o alto padrão da indústria.
Menos de quatro pontos separam as posições do primeiro ao 14º lugar, enquanto a diferença entre as seis primeiras colocadas é inferior a dois pontos. Todas as empresas listadas são consideradas referências globais em segurança aérea.
Apesar de incidentes registrados nos últimos dois anos — como danos estruturais, incêndios a bordo ou desligamento de motores —, a taxa real de ocorrências por voo varia entre 0,002 e 0,09, índice considerado muito baixo diante do volume de operações.
Maior foco em turbulência e segurança em cabine
Em 2026, o ranking passou a dar peso maior à prevenção de turbulências, hoje apontadas como a principal causa de ferimentos em voos comerciais. Também foram considerados programas como o IATA Turbulence Aware e auditorias independentes voltadas à segurança de cabine e atuação das tripulações.
Segundo o AirlineRatings, figurar entre as 25 low cost mais seguras do mundo reflete não apenas a qualidade das aeronaves, mas também a cultura organizacional, o treinamento das equipes e a capacidade de resposta a situações de risco.
A Gol Linhas Aéreas é a única companhia aérea brasileira a integrar o ranking das low cost mais seguras do mundo em 2026, colocando o Brasil como representante exclusivo da América do Sul na lista. A empresa aparece ao lado de gigantes internacionais do setor e reforça a presença do país em um dos levantamentos mais respeitados da aviação mundial.
Top 25 companhias aéreas low-cost mais seguras do mundo:
- HK Express
- Jetstar Airways
- Scoot
- flydubai (Agora considerada uma companhia aérea full service, que será avaliada como tal em publicações futuras.)
- EasyJet Group
- Southwest
- airBaltic
- VietJet Air
- Wizz Air Group
- AirAsia Group4
- TUI UK
- Vueling
- Norwegian
- JetBlue
- FlyNAS
- Cebu Pacific
- Jet2
- Ryanair Ireland and UK5
- Spring Airlines China
- Transavia Group
- Eurowings Group
- Volaris6
- WestJet Group
- Gol
- SKY Airline Chile