Ato

Sem Bolsonaro e Tarcísio, manifestação critica Moraes e exalta Trump em SP

Bolsonaro não compareceu devido a restrições impostas pelo ministro Alexandre de Moraes

Manifestantes exaltaram o presidente dos EUA, Donald Trump | Foto: Gil Diniz

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se reuniram na tarde deste domingo (3) na Avenida Paulista, em São Paulo, em manifestação marcada por críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), pedidos de anistia e gritos de “fora, Moraes”. O evento também contou com bandeiras dos Estados Unidos e faixas exaltando Donald Trump, uma das figuras mais reverenciadas pelo grupo.

O ex-presidente não compareceu por estar cumprindo medidas restritivas impostas pelo ministro Alexandre de Moraes, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de sair de casa aos fins de semana. Ainda assim, Bolsonaro agradeceu aos manifestantes por meio de uma mensagem em lista de transmissão: “obrigado a todos, pela nossa liberdade”.

Lideranças bolsonaristas marcaram presença, entre elas o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o pastor Silas Malafaia. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), aliado de Bolsonaro, não compareceu alegando compromisso médico na mesma data.

O ato ocorre em meio ao desgaste gerado pelo tarifaço anunciado por Trump — que afeta diretamente a economia brasileira e ao mesmo tempo em que bolsonaristas celebram as sanções impostas pelo governo norte-americano a Moraes, com base na Lei Magnitsky. A medida, articulada com apoio de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é vista pelo movimento como um sinal de força contra o Judiciário brasileiro.

Manifestações com pautas semelhantes também foram registradas em Goiânia e Rio Verde (GO) neste domingo, onde apoiadores pediram anistia para investigados pelos atos de 8 de janeiro e reforçaram críticas ao STF e ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com informações da Folha de S. Paulo