CURADOS

Soldado e coronel da PM recebem alta após vencerem a covid-19 em Rio Verde

Ambos passaram a maior parte do tempo de internação na UTI; eles foram recebidos com continência e salva de palmas por colegas militares. Segundo prefeito, Rio Verde caminha para recuperação

Da esquerda para a direita: coronel Ricardo Rocha, Soldado Gilmar Rocha e médico da PM major Guerra (Foto: reprodução/internet)
Da esquerda para a direita: coronel Ricardo Rocha, Soldado Gilmar Rocha e médico da PM major Guerra (Foto: reprodução/internet)

Dois integrantes da Polícia Militar de Goiás já podem respirar aliviados. Isso porque, após passarem seis e 31 dias internados com covid-19, respectivamente, ambos receberam alta na manhã deste sábado (4), em Rio Verde. Tratam-se do coronel Ricardo Rocha e do soldado Gilmar Rocha, ambos recebidos do lado de fora do Hospital Santa Terezinha com continência e salva de palmas por colegas militares.

A situação de Gilmar era a mais complicada. Dos 31 dias hospitalizado, 25 foram de internação na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ricardo, por sua vez, passou quatro dias em tratamento intensivo, dos seis dias que permaneceu sob cuidados médicos.

Ambos receberam auxílio do médico da corporação major Guerra, que atua na unidade policial da cidade e também no mencionado hospital de onde os pacientes receberam alta.

O Mais Goiás tenta contato com os curados.

A reportagem também aguarda retorno da Secretaria de Segurança Pública e da Polícia Militar sobre a quantidade de servidores infectados.

Rio verde

O município do Sudoeste goiano é o segundo com mais casos confirmados de coronavírus no estado, 6.688, atrás apenas de Goiânia, que registra 7.725. Rio Verde ainda tem 602 casos suspeitos; 851 em isolamento domiciliar, 68 internados e 68 mortos em razão da doença. No total, 5.701 pessoas foram curadas. Em meados de junho, a cidade registrava um em cada cinco casos confirmados no estado.

Avaliação

De acordo com o prefeito Paulo do Vale, a avaliação do momento que Rio Verde vive é positiva, embora os números sejam altos. Segundo ele, a quarentena 14×14 rendeu bons resultados, elevando o índice de isolamenteo que rondava os 30% para até 55%, entre os dias 8 e 21 de junho.

“Encerramos hoje (4) um outro período de 14 dias de abertura. A partir de amanhã estamos fechados. No entanto, prevemos que na próxima rodada de abertura fiquemos mais dias com comércio disponível, já que estamos observando queda nos índices de transmissão, aumento do isolamento e redução da pressão nas unidades de saúde”, pondera.

Conforme expõe o gestor, a taxa de ocupação de leitos chegou a 50% na cidade, mas atualmente consiste em 25%. Quanto aos leitos de UTI, a ocupação atual é de 40%. “Vamos dar mais uma freada na movimentação para que a partir do dia 20 de julho possamos permanecer abertos por mais tempo. Então, nossa avaliação é positiva”.

O município aguarda mais dados da Secretaria de Estado da Saúde para atualizar os índices de transmissibilidade e de isolamento na cidade.