Sonhou com gatos? Veja o que isso pode significar
Para psicológos e psicanalistas, a presença de gatos nos sonhos podem ser indicativo do estado emocional do indivíduo

Sonhar com gatos é uma experiência compartilhada por milhões de pessoas ao redor do mundo. Embora possa parecer uma experiência simples e banal, na verdade esses sonhos têm potencial de oferecer pistas sobre o estado emocional, a forma como a pessoa percebe as relações interpessoais e traços ocultos da personalidade.
Nos sonhos, os gatos atuam como símbolos que podem revelar estados internos profundos, que vão desde sentimentos de independência até algum tipo de insegurança.
A maneira como os felinos se comportam dentro dos sonhos influencia diretamente na interpretação que se deve ter. Por exemplo, se um gato se mostra amistoso, isso pode sugerir a necessidade de afeto e companhia. Por outro lado, se ele aparece agressivo, pode ser reflexo de tensões internas ou emoções reprimidas.
Cada sonho é único e nem todos comunicam a mesma mensagem. Precisamente por isso, os gatos no mundo onírico funcionam como uma via para examinar o momento emocional que vive cada indivíduo e o contexto em que ele se desenvolve.
Gatos na psicanálise
No universo da psicanálise, Sigmund Freud defendia que os gatos podem funcionar como símbolos de “feminilidade” e de “independência”. Ele complementava dizendo que “um gato afetuoso pode representar consolo, ao passo que um agressivo pode indicar conflitos internos e emoções reprimidas.
Carl Jung, por sua vez, tratava desses sonhos de um ponto de vista mais simbólico e arquetípico. Para ele, os gatos são uma representação de traços femininos na alma masculina. Assim, “sonhar com gatos pode significar uma conexão com a intuição, a independência e outros aspectos não explorados da personalidade”.
Em análises posteriores, Jung disse também que o fascínio exercido pelos gatos reside no fato de que apesar das tentativas milenares de se domesticá-los, eles mantêm um “espírito selvagem”.
Em 2021, um grupo de cientistas realizou uma pesquisa com o nome “Sonhar com gatos: um estudo com objetivo de analisar a frequência e a natureza desses sonhos”. Participaram 1.695 pessoas, e os resultados indicaram que os gatos estiveram presentes em cerca de 5% dos sonhos recordados pelos entrevistados. Descobriu-se quem tem uma relação mais próxima com os felinos, como os tutores, tendem a sonhar com eles mais vezes.
De acordo com o estudo, a maioria das pessoas descreveu os respectivos sonhos com gatos como experiências positivas, mas houve também relatos de pessoas que encaravam os animais como figuras ameaçadoras, que poderiam arranhá-los ou mordê-los. Tudo isso, na visão os pesquisadores, é reflexo de emoções diárias.
Gatos em outras culturas
As várias culturas da civilização também oferecem leituras particulares sobre a presença de gatos em sonhos. No Antigo Egito, esses felinos eram sagrados e estavam associados a qualidades como proteção e graça. No Japão, o gato simboliza a esperança de dias melhores. No Islã, são considerados como animais limpos e respeitados, o que faz com que a aparição deles em sonhos seja vista como um chamado a valorizar os vínculos pessoais e a lealdade.