LEVANTAMENTO

Variante ômicron prevalece em 92,6% das amostras analisadas no Brasil, diz pesquisa

A variante ômicron tem prevalecido em 92,6% das amostras analisadas no Brasil por pesquisadores do…

Covid aumenta o risco de Alzheimer, Parkinson e AVC, diz novo estudo
Covid aumenta o risco de Alzheimer, Parkinson e AVC, diz novo estudo (Foto: Agência Brasil)

A variante ômicron tem prevalecido em 92,6% das amostras analisadas no Brasil por pesquisadores do Instituto Todos pela Saúde (ITpS), em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular, que analisou 2.463 amostras coletadas entre 26 de dezembro e 1º de janeiro. O resultado foi constatado ao verificar 337 amostras da SARS-CoV-2, sendo que em 312 há indicação de infecção pela variante ômicron.

Desde o dia 1º de dezembro de 2021, foram testados um total de 32.946 amostras em 415 municípios de 25 estados. A ômicron foi identificada em 80 municípios de oito estados, sendo eles: Goiás, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins e também no Distrito Federal.

Positividade cresceu de 5% para 13,7%

Com a análise, o instituto identificou que positividade para SARS-CoV-2 aumentou de 5% para 13,7%. Para análise, os laboratórios utilizaram o teste RT-PCR e não fizeram o sequenciamento genético. “A ômicron possui diversas mutações e deleções (remoções de fragmentos de genes). Uma deleção em particular afeta os códons 69 e 70 do gene S (na linhagem Ômicron BA.1). Alguns testes RT-PCR falham na detecção da região deletada, e assim podemos detectar a ômicron”, pontua o ITpS.

Monitoramento da variante ômicron – Foto: Instituto Todos pela Saúde/Divulgação

De acordo com o último boletim do Ministério da Saúde, divulgado na quarta-feira (5), o país tem 265 casos confirmados de ômicron e há outros 520 em análise.