ELEIÇÕES

Veja o que Moro pensa sobre aborto, drogas, casamento gay e outros temas

Ao que tudo indica, o ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sérgio Moro filiou-se ao…

Veja o que Moro pensa sobre aborto, drogas, casamento gay e outros temas (Foto: Fabio Pozzebom - Agência Brasil)
Veja o que Moro pensa sobre aborto, drogas, casamento gay e outros temas (Foto: Fabio Pozzebom - Agência Brasil)

Ao que tudo indica, o ex-ministro da Justiça e ex-juiz federal Sérgio Moro filiou-se ao Podemos para ser candidato à presidência da República. Caso se consolide como candidato, Moro terá que explicar a sua posição a respeito de temas controversos, como aborto, casamento gay e uso de drogas. Em reportagem publicada nesse domingo, a Folha de S. Paulo fez um apanhado de declarações feitas pelo juiz sobre esses assuntos no decorrer da sua carreira. Veja.

O que Moro pensa sobre aborto

Moro disse que Roe vs. Wade, a decisão judicial de 1973 que liberou prática nos Estados Unidos, é “razoável”. A avaliação consta de sua tese de doutorado, apresentada em 2002 à Universidade Federal do Paraná. “[Roe vs. Wade] representa uma solução intermediária para a questão do aborto, satisfazendo em parte as duas correntes absolutamente opostas sobre o tema, o que não deixa de ser razoável em vista de um improvável consenso sobre ele”, escreveu. Nesse julgamento, a Suprema Corte norte-americana assegurou à gestante direito à privacidade e à possibilidade de interromper a gestação durante o seu primeiro trimestre, livre de embaraços ou vedações pelo Estado.

O que Moro pensa sobre casamento gay

Apesar de nunca ter se aprofundado no tema, Moro já deu indicações de respeito aos direitos civis de pessoas LGBTQIA+. Neste ano, quando o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou ser gay, o ex-ministro deu a ele parabéns “pela declaração corajosa, ainda incomum no Brasil” e disse que “é importante quebrar barreiras e preconceitos”. Ao aceitar o convite para compor o ministério de Jair Bolsonaro, em 2018, ele afirmou que “não existe nada de política persecutória contra homossexuais e outras minorias” no governo e que “crimes de ódio são intoleráveis”.

“Não existe nada disso na mesa ou sendo gestado; nenhuma intenção de política discriminatória. As minorias vão poder exercer seus direitos livremente. Não vejo nada além de receios infundados”, declarou na ocasião.

O que Moro pensa sobre uso de drogas

Moro se diz contra a liberação da maconha, mas, em entrevista ao apresentador Ratinho, do SBT, em julho de 2019, afirmou ser a favor do seu uso medicinal. Também já se declarou aberto a novas abordagens sobre o tema. Em abril de 2017, ele disse: “Eu entendo que não existe uma solução muito fácil para esse modelo. Talvez seja o caso de algum experimentalismo, mas eu tenho muitas dúvidas sobre o que precisa ser feito”.

Moro e visão de mundo

Desde que saiu do governo Bolsonaro, o ex-juiz tem buscado passar uma imagem de moderação. Em uma live da corretora Necton, em agosto de 2020, ele se descreveu como um conservador tolerante.

“Eu sou uma pessoa conservadora. Não sou dado a grandes comportamentos diferenciados. Sou uma pessoa de família. Agora, eu acho que, no âmbito dos costumes, também tolerância é importante. O espírito da democracia é o espírito da tolerância”, declarou.