Veja quem são os argentinos torcedores do Racing baleados durante assalto no Rio
Dupla são cunhados que estavam no Brasil para disputa da Recopa Sul-Americana

(Por Agência o Globo)
Na tarde de quarta-feira, antes do jogo de volta que o Racing terá hoje pela final da Recopa Sul-Americana contra o Botafogo, um grupo de torcedores da “Academia” foi baleado durante um assalto e dois torcedores ficaram feridos. O clube emitiu um comunicado condenando este ato de violência e identificou as vítimas como Gabriel Gago, que permanece hospitalizado em estado grave, e Cristian Pagani.
As vítimas são cunhados e viajaram para o Brasil com toda a família, segundo o que o LA NACION conseguiu apurar. O incidente ocorreu na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, próximo ao Hotel Windsor, onde o time visitante está hospedado.
Segundo testemunhas, tudo começou com um assalto na praia, no qual ladrões roubaram objetos de ouro de torcedores argentinos. Aparentemente, dois torcedores do Racing tentaram resistir ao ataque e foram baleados. Um foi baleado na perna, enquanto o outro foi baleado no braço.
Segundo fontes do clube que confirmaram ao LA NACION, Pagani está estável e segue internado no Hospital Miguel Couto, no Leblon, após passar por cirurgia. Gago, por sua vez, foi internado para cirurgia na tarde de quarta-feira no Hospital Lourenço Jorge. No caso dele, o tiro atingiu um dos braços e atingiu três órgãos. As primeiras 48 horas são essenciais para ver como a condição evolui.
Após o violento ataque, a instituição liderada por Diego Milito emitiu um comunicado expressando sua “profunda preocupação” pela agressão sofrida por Gago e Pagani. Ele também informou que a liderança que dá suporte à equipe entrou em contato com o consulado argentino na cidade brasileira para acompanhar o caso e prestar assistência às vítimas.
O clube também pediu “medidas para reduzir o risco de incidentes deste tipo” e lembrou que na quinta-feira os torcedores serão transportados juntos para o estádio, já que os pacotes de ingressos incluíam transporte para evitar incidentes.
O Botafogo, rival do Racing nesta noite, também emitiu um comunicado em solidariedade ao ocorrido: “O clube lamenta o incidente ocorrido na tarde de hoje [ontem] na Barra da Tijuca, em que dois torcedores do Racing foram agredidos e baleados. O clube já entrou em contato com a diretoria do Racing e está à disposição para ajudar no que for necessário.”
Partida decisiva
Nesta quinta-feira, a partir das 21h30 (horário da Argentina), Botafogo e Racing se enfrentam pela segunda partida da Recopa Sul-Americana de 2025. A partida, que terá arbitragem do venezuelano Jesús Valenzuela, será disputada no Estádio Olímpico Nilton Santos, no Rio de Janeiro, Brasil, e poderá ser vista ao vivo pela televisão pela ESPN, além de streaming pela plataforma Disney+. Além disso, há a possibilidade de acompanhar minuto a minuto com estatísticas atualizadas em tempo real no canchallena.com.
No jogo de ida, disputado na semana passada no Cilindro de Avellaneda, a Academia foi muito superior ao rival e venceu por 2 a 0, com gols de Luciano Vietto e Adrián ‘Maravilla’ Martínez. O desempenho dos visitantes foi tão ruim no primeiro tempo que eles mal tiveram dois chutes a gol. Foi somente no começo do segundo tempo que o time brasileiro assumiu o controle da bola e tentou ameaçar os argentinos, mas teve poucas chances devido à ótima atuação da defesa do Racing.