Vídeo: idoso é preso após exibir suástica em carro e fazer apologia ao nazismo em SC
Veículo circulava com símbolo nazista e frases de incitação à violência
Um homem de 70 anos foi preso em flagrante por apologia ao nazismo na última quinta-feira, na cidade de Araranguá, no sul de Santa Catarina. A prisão ocorreu após a Polícia Militar identificar um veículo que circulava com uma suástica estampada em um dos vidros, além de adesivos com mensagens de incitação à violência.
De acordo com as autoridades, o símbolo nazista aparecia acompanhado da frase “Brasil guerra civil já”, o que motivou a abordagem policial. O idoso, que não teve o nome divulgado, foi identificado como o proprietário do carro e conduzido à Central da Polícia Civil do município para prestar esclarecimentos.
A suástica é historicamente associada ao Partido Nazista, liderado por Adolf Hitler na Alemanha durante a primeira metade do século XX, e seu uso com fins de divulgação do nazismo é considerado crime no Brasil. O homem foi autuado com base no artigo 20, parágrafo 1º, da Lei nº 7.716/1989, que proíbe a veiculação de símbolos nazistas para fins de propaganda.
- Brasil tem 168 Hitlers, 2.811 Rihannas, 159 Roitman e 107 Stalin; veja mais
Segundo a Polícia Civil, o caso já foi encaminhado ao Judiciário e o suspeito deverá passar por audiência de custódia. O delegado Adriel Alves, responsável pela investigação, informou que o homem admitiu em depoimento ter encomendado e colado pessoalmente os adesivos no veículo.
Ainda conforme o delegado, o idoso relatou que chegou a ser alertado por familiares sobre as possíveis consequências legais do ato, mas decidiu manter os símbolos no carro mesmo assim.
- Político negro chamado Adolf Hitler caminha para vencer eleições na África; veja foto
Vídeo: idoso é preso após exibir suástica em carro e fazer apologia ao nazismo em SC
Homem é preso em Santa Catarina por circular com suástica nazista em seu carro pic.twitter.com/i8UFFURSx8
— Pragmatismo Politico (@Pragmatismo_) January 23, 2026