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Xícara de R$ 210 e fraude; entenda as polêmicas de Tânia Bulhões

"Não deveria ser crime tirar dinheiro de gente que está disposta a pagar caro por um nome, por status", comentou internauta

Xícara de R$ 210 e fraude; entenda as polêmicas de Tânia Bulhões Não é crime tirar dinheiro de gente que está disposta a pagar caro
Foto: Reprodução

Conhece? A empresária Tânia Bulhões voltou ao centro das atenções após uma polêmica envolvendo a autenticidade de uma de suas xícaras de “luxo”. A discussão teve início quando uma internauta relatou ter encontrado, em um café na Tailândia, uma peça idêntica à da marca, mas sem o logotipo brasileiro. O episódio gerou uma onda de questionamentos sobre a originalidade dos produtos comercializados pela empresária.

A influencer Izadora Palmeira viralizou no TikTok ao expor a situação. No vídeo, ela mostrou a comparação entre a xícara utilizada no café tailandês e a versão vendida no Brasil. “Olhem isso, idênticas. Para quem paga uma fortuna, tá aí”, disse.

O conjunto de xícara e pires da coleção Marquesa custa R$ 210, e a coleção completa, com 18 itens, chega a quase R$ 5 mil. Internautas ironizaram a situação. “Se fosse só comprar e colocar um logotipo, mas ela diz ter se inspirado em Minas Gerais para desenhar a coleção”, comentou um usuário.

“Não deveria ser crime tirar dinheiro de gente que está disposta a pagar caro por um nome, por status. Adoro ver rico dando rasteira em rico”, comentou outro.

Outros consumidores relataram ter encontrado produtos similares da marca por preços bem inferiores. “Já encontrei algumas iguais às da marca Tânia Bulhões no AliExpress por menos da metade do valor, fiquei chocada com o preço lá na loja”, escreveu uma internauta.

Marca pede desculpas e suspende produção

Diante da repercussão, a empresa divulgou um comunicado na última sexta-feira (7/2), atribuindo o caso a um “descuido dos fornecedores” e anunciando a interrupção da produção da coleção Marquesa. A marca também pediu desculpas aos clientes e informou que a futura fábrica da empresária em Uberaba (MG) poderá absorver a produção de itens descontinuados.

Quem é Tânia Bulhões?

Tânia Bulhões é uma empresária conhecida por sua marca de luxo especializada em decoração, porcelanas e perfumaria. Ela iniciou sua trajetória no artesanato em Uberaba (MG) e, em 1989, abriu sua primeira loja vendendo peças feitas à mão. Nos anos seguintes, expandiu os negócios e consolidou sua presença no mercado de luxo.

Em 2023, adquiriu a Royal Limoges, uma tradicional fábrica de porcelanas na França, e hoje está construindo uma unidade de produção própria em sua cidade natal.

Atualmente, a marca é administrada pelo CEO Virgílio Castro Cunha, filho de Tânia, enquanto ela preside o Conselho da empresa.

Condenação por fraude

Em 2010, Tânia Bulhões foi condenada pela Justiça Federal por crimes financeiros, incluindo falsidade ideológica, descaminho, formação de quadrilha e infrações contra o sistema financeiro nacional.

A pena de quatro anos de reclusão foi convertida em prestação de serviços comunitários e pagamento de multa. Na época, investigações apontaram que algumas peças vendidas por sua marca eram idênticas a produtos encontrados no exterior por valores muito menores.

Como parte do acordo judicial, a empresária pagou R$ 1,7 milhão a 12 instituições de caridade. Ela também propôs um acordo de delação premiada ao Ministério Público Federal (MPF) e forneceu informações sobre outros envolvidos no esquema. Com isso, sua pena de prisão foi substituída por sanções alternativas.