DIA DA MULHER

1 a cada 3 empresas de Aparecida de Goiânia é liderada por mulheres

De 94 mil CNPJs ativos no município, 29 mil têm mulheres como proprietárias ou sócias

1 a cada 3 empresas de Aparecida de Goiânia é liderada por mulheres De 94 mil CNPJs ativos, 29 mil têm mulheres como proprietárias
Foto: Reprodução

Um levantamento divulgado pela Secretaria da Fazenda de Aparecida de Goiânia mostrou que 1 a cada 3 empresas no município é liderada por mulheres. Dos 94.014 CNPJs ativos na cidade, 29.397 pertencem a mulheres empreendedoras, representando 31,2% do total.

Esse número reflete o contínuo aumento da presença feminina no empreendedorismo local. Somente nos dois primeiros meses deste ano, Aparecida registrou a abertura de 179 novos empreendimentos com mulheres no quadro societário, conforme dados da Junta Comercial do Estado de Goiás.

Ana Paula Vilela, superintendente de Receitas Tributárias de Aparecida, destaca o papel crucial das empresárias na economia local, gerando empregos, renda e contribuindo para a arrecadação tributária que beneficia toda a comunidade com serviços públicos. “É um espelho da representatividade cada vez maior das mulheres no empreendedorismo e, consequentemente, no equilíbrio econômico da nossa cidade”, diz.

Apesar dos avanços, Cláudia Manzan, 53 anos, proprietária de uma empresa de contabilidade na cidade, aponta desafios significativos para as mulheres empreendedoras, incluindo a dupla jornada e a necessidade de mais representatividade no setor.

“A pouca representatividade é um desafio significativo no empreendedorismo feminino, pois muitas vezes as mulheres empreendedoras não encontram modelos de referência que compartilhem suas experiências e desafios específicos”, diz Cláudia, que está na carreira de contadora desde 1991.

Média salarial das mulheres em Goiás alcança maior índice desde 2012

O salário médio das mulheres em Goiás alcançou o maior índice de uma série histórica, atingindo a marca de R$ 2.486,81. Segundo dados do Instituto Mauro Borges (IMB), referentes ao último trimestre de 2023, é o melhor rendimento registrado desde 2012. Comparado ao mesmo período de 2022, houve um crescimento de 4,66% do rendimento real médio. Continue lendo…