CORONAVÍRUS

14 postos coletarão amostra para exames de possíveis infectados em Goiânia

Catorze unidades de atenção primária ajudarão no atendimento básico e coleta de amostras para possíveis…

Usuários do Cais Guanabara III contestam o fechamento total e temem a não reabertura da unidade que será transformada em UPA. (Foto: Ruber Couto/Alego)
Usuários do Cais Guanabara III contestam o fechamento total e temem a não reabertura da unidade que será transformada em UPA. (Foto: Ruber Couto/Alego)

Catorze unidades de atenção primária ajudarão no atendimento básico e coleta de amostras para possíveis infectados por Covid-19 a partir da próxima quinta-feira (18). De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o objetivo é ampliar o poder de coleta e atendimento ao cidadão e diminuir o volume de pacientes em Cais, Ciams e nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA).

As unidades que irão fazer os atendimentos são: USF Novo Planalto, USF Boa Vista, USF Residencial Itaipu, USF Santa Rita, USF Buena Vista, USF São Francisco, USF Guanabara I, USF Itatiaia, USF Recanto das Minas Gerais, USF Ville de France, Centro de Saúde Parque Amazonas, Centro de Saúde Vila Redenção, Centro de Saúde Crimeia Oeste e Centro de Saúde Esplanada dos Anicuns. Apenas a unidade do Santa Rita funciona das 7 horas às 22 horas. As demais atendem das 7 horas às 19 horas.

A gerente de Atenção Primária, Cynara Matias Costa, explica que as pessoas que apresentarem os sintomas que se enquadrarem em casos suspeitos serão atendidos. Ela destaca que as pessoas devem ter consciência para diferenciar sintomas da doença provocado pelo novo coronavírus de uma gripe comum.

“Os casos que são suspeitos são de pessoas que apresentam febre, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, que tenha viajado para fora do país e/ou tenha tido contato com algum caso suspeito ou confirmado”, ressalta.

Cynara pontua que as unidades serão equipados com os kits para a coleta de amostra, que serão colhidas por enfermeiros capacitados. O material será encaminhado para o Laboratório Central (Lacen). O caso também deve ser notificado na Central de Vigilância Sanitária (Civs) e o paciente deve ficar em isolamento domiciliar. O resultado do exame sai em até 72 horas.

“Um exemplo, se o paciente apresentar coriza, febre, nariz escorrendo, mas não viajou ou não esteve em contato com algum caso suspeito, a recomendação é que fique em caso e tome um analgésico, se hidrate bem e alimente bem. Isso tudo é para que essa pessoa não seja um disseminado. Agora, se começou a tossir constantemente, a gente aconselha a procurar uma unidade”, pontua.

Além disso, Cynara reforça que deve evitar aglomerações, lavar sempre às mãos, suspender as visitas aos idosos, não abraçar, beijar ou apero de mão. Tudo isso para evitar a propagação do coronavírus.