Irregularidade

18 toneladas de queijo irregular são apreendidas em laticínio clandestino, em Campinaçu

Aproximadamente 18 toneladas de queijo foram apreendidas, na última quinta-feira (4), em Campinaçu, região Norte…

Aproximadamente 18 toneladas de queijo foram apreendidas, na última quinta-feira (4), em Campinaçu, região Norte de Goiás. Apreensão foi feita por agentes da Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa) após denúncia de moradores do município. Segundo o órgão, os produtos encontrados estavam sem condições mínimas de higiene e os utensílios usados eram totalmente inadequados, sem a higienização devida.

O local onde os produtos eram manipulados é irregular e fora dos padrões exigidos pelos órgãos competentes e funcionava em um galpão no fundo de uma residência, sem inspeção e fora das normas legais.

Ainda conforme a Agrodefesa, alguns produtos apresentavam elevado grau de deterioração, representando risco iminente à saúde da população. Grande parte do queijo seria ralado e embalado para comercialização em Campinaçu e cidades da região.

Na ocasião, os agentes também encontraram embalagens com número de Serviço de Inspeção Estadual (SIE) falsos, além de rotulagem do Serviço de Inspeção Federal (SIF) para mandar os produtos para o Pará.

Os fiscais lacraram alguns utensílios utilizados na produção. Após a inspeção do imóvel e constatação das condições impróprias de funcionamento, os fiscais lacraram alguns utensílios e levaram os produtos para inutilização no aterro sanitário de Campinaçu. Um auto de infração no valor de R$ 11 mil foi aplicado ao dono do local.

 

(Foto: Divulgação/Agrodefesa)

(Foto: Divulgação/Agrodefesa)