Estudante de Goiânia abre mão de vaga na USP para fazer Direito na UFG
Enzo, que também passou para Medicina na UFPel, disse que decisão já está tomada
O estudante Enzo de Israel Borges Remy, de 17 anos, foi o primeiro colocado no vestibular tradicional da Universidade Federal de Goiás (UFG) para o curso de Direito no turno noturno. Além disso, ele também conquistou uma vaga na mesma graduação na Universidade de São Paulo (USP) em um processo seletivo que reuniu mais de 40 mil inscritos, além de uma cadeira de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. O aluno revelou os dois resultados mais recentes ao Mais Goiás nesta quarta-feira (4).
Enzo disse que a decisão já está tomada: vai permanecer em Goiânia, onde vive com a família, e fazer Direito na UFG. “Família, moradia e transporte”, justifica. O resultado da federal goiana saiu ainda em dezembro. Já as respostas da USP e da UFPel foram, respectivamente, em 23 e 29 de janeiro. “Eu não descarto a possibilidade de fazer Medicina, mas não é uma meta atual”, revela a preferência.
Questionado sobre como se preparou, ele afirma que, “na preparação para o vestibular e para o Enem, procurei estudar a matriz de conteúdo, a partir de exercícios e revisão do conteúdo. Busquei prestar o dobro de atenção nas aulas do colégio para me dedicar mais nos exercícios à tarde. Sempre fiz uma redação por semana e analisava os erros apontados pelos corretores”. Enzo concluiu o terceiro ano em 2025 no colégio Cope e fez 811,72 no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Filho do advogado Danúbio Cardoso Remy Romano Frauzino e da jornalista Edriza Borges, ele contou com o apoio da família durante toda a preparação. Enzo reconhece esse fator como essencial para enfrentar a alta competitividade dos vestibulares mais exigentes do Brasil.
Em entrevista anterior ao Mais Goiás, o aluno disse que teve dúvidas sobre o curso que faria. Enzo contou que só decidiu pelo Direito após um período de reflexão e oração. Ele também se inspirou no pai e na madrinha, que já atuam na área, além de considerar as oportunidades profissionais oferecidas pela graduação.