Meio Ambiente

Ação ambiental da UFG que já foi exportada para quatro países chega à 5ª edição

"Meta é alcançar todos os municípios de Goiás nesse ano", afirma professor Emiliano Lobo de Godoi, coordenador do projeto

Virada Ambiental (Foto: Divulgação)
Virada Ambiental (Foto: Divulgação)

A Universidade Federal de Goiás (UFG) lança, no dia 5 de junho, a quinta edição do programa Virada Ambiental, que nasceu em território goiano e já foi replicado no Chile, Uruguai, Espanha e Portugal, além de outros sete estados brasileiros.

O ‘Virada’ começa em junho, com um evento que acontece na Semana do Meio Ambiente, e termina em uma grande mobilização no fim de novembro, com plantio de mudas nas localidades que toparam aderir ao projeto. Começou em 2019 em 140 municípios de Goiás e chegou a 204 no ano passado. “A meta é alcançar as 246 cidades goianas nesse ano”, afirma o professor Emiliano Lobo de Godoi, coordenador da iniciativa.

Além de se transformar em um produto para exportação, o ‘Virada’ também ampliou o seu escopo de ações. Fora o plantio, os coordenadores promovem também jornadas de capacitação de servidores públicos interessados em aprender sobre políticas públicas ambientais.

“A nossa expectativa é a de mudar a postura de todos os agentes envolvidos na gestão ambiental e reverter o quadro de fragilização e degradação dos ecossistemas. É conscientizar o maior número de pessoas e promover uma virada, literalmente falando”, explica o professor.