Acidentes com motos caem 2,5% e mortes recuam 10,6% nas ruas de Goiânia
Comaprativo é feito em relação ao ano de 2024
O número de acidentes e de mortes envolvendo motociclistas caiu no trânsito de Goiânia em 2025. Dados do Observatório de Segurança Viária da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) apontam que, entre janeiro e julho, foram registrados 6.608 acidentes com motos na capital, contra 6.782 no mesmo período de 2024, uma redução de 2,56%.
No mesmo intervalo, o número de mortes passou de 85 para 76, uma queda de 10,6%. As vítimas fatais contabilizadas dizem respeito a ocorrências dentro do perímetro urbano da cidade e das rodovias estaduais que cruzam Goiânia, excluídos os trechos urbanos das rodovias federais BR-060 e BR-153, que registraram 10 óbitos de motociclistas no período.
Menor letalidade
Com menos acidentes e menos mortes, a taxa de letalidade dos acidentes com motociclistas caiu de 1,25% para 1,15% no comparativo entre os dois períodos. Segundo a SSP-GO, os números podem variar conforme o avanço das investigações e o registro tardio de ocorrências, mas já indicam um cenário de leve melhora na segurança viária para esse grupo. Em todo o ano de 2024, Goiânia registrou 11.702 acidentes e 154 mortes envolvendo motociclistas nas vias da cidade.
Para o secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, a queda está diretamente ligada a medidas de educação e engenharia de tráfego voltadas a motociclistas. “Acho que essa redução está diretamente relacionada à educação no trânsito. Nós, aqui na secretaria, temos uma preocupação muito grande com isso, e a gestão também. O prefeito Santana Abel sempre tem falado sobre a importância do tema. A nossa preocupação é exatamente buscar orientar e conscientizar o motorista ou o motociclista, em especial, a respeitar a legislação”, afirmou.
Segundo ele, a SET tem realizado campanhas de orientação e conscientização, com distribuição de panfletos e informações nas residências de Goiânia. “São várias campanhas educativas que visam deixar o motociclista mais alerta e atento na hora de conduzir o veículo.”
Abreu também destacou ações de engenharia para reduzir o risco de acidentes. “Destaco a liberação dos motociclistas nos corredores de ônibus. Isso evita o zigue-zague entre os carros, dá ao motociclista um local permitido para trafegar, compartilhado apenas com ônibus e táxis, e ordena seu fluxo dentro do corredor, pois a única forma de ultrapassar o ônibus é sempre pela esquerda, o que aumenta a segurança. Considero essa uma das maiores ações implementadas, junto às campanhas de conscientização”, disse.
Novas medidas para manter a tendência de queda
O secretário afirma que a SET já executa um plano de trabalho com foco na segurança viária e na redução de mortes no trânsito, especialmente entre motociclistas, grupo mais vulnerável da cidade. Entre as ações em curso, ele cita:
Direita livre e onda verde com semáforos conectados. “A existência de uma ‘onda verde’ nos corredores organiza o tráfego e reduz a necessidade de os condutores acelerarem para atravessar o corredor, diminuindo a velocidade média e, consequentemente, os acidentes.”
Programa de desobstrução das vias arteriais. “São 36 corredores totalizando 300 km de vias. Vamos melhorar a geometria dessas vias, instalar semáforos inteligentes, retirar caçambas e caminhões das faixas exclusivas, criar terceira faixa e implementar direitas livres.”
Fiscalização reforçada. “Houve uma mudança radical na postura da secretaria quanto à fiscalização. Nossa equipe de agentes está mais atuante e contundente. Dobramo-se as ocorrências atendidas pela Central de Atendimento de Demandas (COT). Contamos também com uma central de monitoramento que desloca agentes imediatamente a qualquer ocorrência.”
“Todas essas ações têm foco na segurança viária, no fluxo mais organizado e na qualidade de vida dos cidadãos, contribuindo para reduzir ainda mais os acidentes envolvendo motociclistas”, concluiu.