Advogados goianos participam do Fórum Jurídico de Lisboa
Evente reúne ministros de tribunais superiores, renomados juristas do Brasil e do exterior, além de autoridades políticas e acadêmicas

Os advogados goianos Miguel Cançado, Ludmilla Rocha Ribeiro, Romero Ferraz e Pedro Paulo Medeiros confirmaram presença no Fórum Jurídico de Lisboa. O evento acontece na próxima semana, em Portugal, e é considerado um dos mais relevantes encontros internacionais do meio jurídico.
Na ocasião, também participam ministros de tribunais superiores, renomados juristas do Brasil e do exterior, além de autoridades políticas e acadêmicas, para promover o intercâmbio de ideias e experiências entre diferentes sistemas jurídicos. A programação aborda temas centrais para o futuro do Estado de Direito, como a democracia, a governança global, a proteção de dados e os desafios da Justiça contemporânea.
Segundo Romero Ferraz, a participação dos advogados reflete seus engajamentos com o debate jurídico internacional e com o fortalecimento institucional. “É fundamental que Goiás participe desses encontros, pois eleva o nível do debate jurídico no Estado e nos conecta às discussões mais relevantes do País e do mundo”, afirmou ao Mais Goiás.
Pedro Paulo, por sua vez, diz que “participar do Fórum de Lisboa é uma honra e uma responsabilidade. Vou em nome de Goiás, reunindo minha atuação na advocacia criminal, no TRE e na OAB Nacional. É um espaço de reflexão profunda sobre os desafios da democracia no mundo, o papel das constituições, os riscos do ambiente digital e os impactos da inteligência artificial sobre direitos fundamentais. Também discutimos temas sensíveis como a macrocriminalidade global, o combate à lavagem de dinheiro e ao crime organizado — sempre com a perspectiva de fortalecer o Estado de Direito e garantir uma advocacia livre, forte e respeitada.”
Esta é a 13ª edição do Fórum. O evento deste ano ocorrerá nos dias 2, 3 e 4 de julho e terá o tema “O mundo em transformação — Direito, Democracia e Sustentabilidade na Era Inteligente”.
Conforme o site da organização, neste ano, “será abordado um panorama sobre como a tecnologia e a inteligência artificial atingem diferentes campos e os impactos no Brasil, na Europa e no mundo. Com temáticas transversais, busca-se maior compreensão sobre os desafios que se colocam no mundo atual, como mudanças climáticas, direitos humanos, políticas públicas, instituições internacionais e mais”.