OPERAÇÃO

Advogados são investigados em operação que combate fraude em aposentadorias

Dupla de advogados seria responsável por solicitar benefícios

PF investiga ameaça a escolas em município do Acre
Polícia Federal combate fraude em aposentadoria a trabalhadores rurais em Anápolis

A Polícia Federal de Anápolis iniciou a Operação Notas Fiscais Falsas II para combater fraudes em aposentadorias por idade destinadas a trabalhadores rurais, nesta terça-feira (11). As investigações da corporação apuraram que uma dupla de advogados seria responsável por solicitar à Justiça Federal através de ações judiciais com documentos ideológicos e materialmente falsos.

Segundo a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista (CGINT) o esquema provocou um prejuízo de mais de R$ 620 mil aos cofres públicos. Até o momento, estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão na cidade de Alexânia/GO. A ação foi expedida pelo Juízo da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Anápolis/GO.

De acordo com a polícia, as fraudes tinham o objetivo de permitir a aprovação de aposentadorias especiais (Aposentadoria por Idade Rural) a pessoas que não preenchem os requisitos legais para receber o benefício previdenciário.

Conforme a CGINT, a revisão destes benefícios realizados indevidamente, considerando a expectativa de vida projetada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), alcança quase R$ 4 milhões.

As autoridades apuram os crimes de estelionato majorado, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso.