INCENTIVO

Jovem de Anápolis cria concurso para incentivar escrita e publicação de livros

A produtora cultural e escritora Ana Itagiba lança o concurso Escrita em Ação. O projeto…

Ana é profissional do texto, trabalha em várias áreas que envolvem produção textual: edição, revisão, mentoria literária, redação publicitária e escrita criativa. Foto: Rafael Ferraz
Foto: Rafael Ferraz

A produtora cultural e escritora Ana Itagiba lança o concurso Escrita em Ação. O projeto tem incentivo do Fundo Municipal de Cultura de 2020 e o objetivo é selecionar 15 obras literárias na categoria ‘conto’ para uma coletânea literária. De acordo com a idealizadora, ele é focado para pessoas que nunca tiveram a oportunidade de publicar material.

Ela conta ainda que além do concurso para selecionar os contos, haverá uma formação de escrita criativa. “Nesse curso, nós vamos estudar gênero textual, estrutura de conto, técnicas de escrita criativa, planejamento de texto e também os bastidores de uma publicação literária, que é um assunto que faltam muito”, conta Ana.

Serão 4 dias de formação antes de acontecer a seleção. Mesmo as pessoas que não forem selecionadas para o curso e para a publicação poderão ter acesso a todo o material pelo youtube e pelo site do Escrita em Contexto.

“Escrever é uma atividade mental é muito boa, auxilia no pensamento crítico, na criatividade, na autoestima. A intenção é estimular as pessoas a estreitar os próprios laços com a escrita e o processo criativo”, afirma a produtora sobre a necessidade de ter essas iniciativas.

Como participar do concurso

O concurso é destinado a autores estreantes anapolinos que não tenham nenhum livro publicado de forma física ou em plataforma digital e que tenham mais de 16 anos. O material será uma coletânea com 15 contos escritos pelos autores selecionados. Cada ganhador receberá 45 cópias desse livro.

Para participar desse projeto basta entrar no site do ‘Escrita Contexto’ e realizar sua inscrição até o dia 10 de março.

Bruna Ariadne faz parte do Programa de Estágio do Mais Goiás sob supervisão de Palloma Pires