Agronegócio

Anápolis é lider na produção de banana e mexerica em Goiás, diz Seapa

Na agricultura, Anápolis lidera na produção de banana e mexerica, ocupando ainda posição de destaque…

Segundo dados do IBGE, Anápolis tem mais de 54 mil produtores e mais de 9 mil lavouras. (Foto: Paulo Morais)

Na agricultura, Anápolis lidera na produção de banana e mexerica, ocupando ainda posição de destaque no cultivo do limão. As informações são da publicação do mês de agosto de 2021 da Radiografia do Agro em Goiás, da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa).

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Anápolis tem mais de 54 mil produtores e mais de 9 mil lavouras. O município também se destaca no cultivo de limão e laranja, ficando entre os primeiros colocados do Estado.

“Com essa diversidade, a produção agropecuária consegue movimentar a economia do Estado o ano todo, contribuindo para a criação de postos de trabalho e para a geração de renda em todos os 246 municípios goianos. Permite que Goiás seja destaque no abastecimento interno e na exportação de diferentes produtos da balança comercial”, diz o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça.

Produção em Anápolis

Ilda Augusta Lemes de Souza nasceu em uma família de produtores de mexerica em Inhumas. Ao se casar e mudar para Goialândia, distrito de Anápolis, há mais de 40 anos, investiu na atividade agrícola juntamente com o esposo, Luís Lemes de Souza. Hoje, o casal, com os dois filhos, noras e netos, são um dos maiores produtores do Estado de Goiás, em duas propriedades rurais.

Além de não fornecer calorias, a mexerica diminui a absorção do colesterol, de gorduras e de açúcares. (Foto: Paulo Morais)

Na primeira propriedade da família, onde a atividade iniciou, estão plantados mais de 200 pés de mexerica, o que corresponde a 22 toneladas entregues aos centros de distribuição de Goiânia e Anápolis. Na outra chácara, são mais de dois mil pés da fruta. Como explica a produtora, os números variam a cada safra.

João Divino de Oliveira, também é produtor no município, e comercializa bananas no CEASA há 28 anos. Segundo ele, a atividade econômica é rentável. Os agricultores distribuem a produção para diferentes cidades goianas, além do Tocantins e do Pará.

A banana é uma fruta tropical rica em carboidratos, vitaminas e minerais que proporcionam diversos benefícios para a saúde, como garantir energia. (Foto: Paulo Morais)

“Anápolis é hoje um dos maiores produtores do Centro-Oeste”, ressalta. Apenas no município, são mais de 30 mil cachos colhidos por ano. No cenário nacional, ocupa a 42ª posição em produção.