SAÚDE

Após denúncias de superlotação UPA registra queda de 30% nos atendimentos, em Anápolis

Após pacientes denuncias de superlotação e demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA)…

Unidade de pronto atendimento Dr Alai Mafra (Foto: Reprodução)
Unidade de pronto atendimento Dr Alai Mafra (Foto: Reprodução)

Após pacientes denuncias de superlotação e demora no atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vila Esperança, em Anápolis, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta semana, números que apontam uma queda de 30% na média de pacientes que passaram pela unidade diariamente. A redução foi de 474 atendimentos por dia para 319, o que permitiu melhorar o fluxo do serviço prestado.

De acordo com a Semusa, dois fatores favorecem a redução: a estratégia de atendimento montada pelo município, que centralizou o local de testagem e a queda gradativa da transmissão pela variante Ômicron da Covid-19.

Ainda segundo a pasta, o tempo de espera para pacientes com classificações verde e azul, consideradas pouco urgentes, foi reduzido para até duas horas. Enquanto os muito urgentes não passam de 20 minutos.

Atendimentos

Entre os dias 9 e 17 de janeiro, a UPA Vila Esperança atendeu 4.274 pessoas. O número caiu para 2.876 no período de 18 a 26.

Já a unidade Parque Iracema, que funciona 24 horas, atendeu 2.394 pacientes contra 3.227 na semana anterior. A unidade é referência para tratamento de Covid desde o início da estratégia em 18 de janeiro.