GRIPE

H3N2: “Não existe um surto neste momento em Anápolis” diz vigilância epidemiológica

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) já confirmou mais de 60 casos de…

Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) já confirmou 61 casos de Influenza A H3N2 em todo o Estado.(Foto: Reprdoução)

A Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) já confirmou mais de 60 casos de Influenza A H3N2 em todo o Estado. Em Anápolis, o 1ª caso da doença foi registrado na última semana: é um paciente que está internado em quadro estável. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) diz que aguarda resultado de mais exames esta semana para atualizar os dados.

Aos moradores de Anápolis, a diretora de Vigilância em Saúde, Mirlene Garcia, orienta que, ao sentir qualquer sintoma viral, o primeiro passo realizar teste para descartar a Covid-19. “A vacinação é muito importante nesse momento. Se caso a pessoa adquira algum quadro de gripe, como os sintomas são bem parecidos, é preciso descartar a possibilidade de Covid-19”, explica ao Mais Anápolis.

“Não existe um surto gripal nesse momento, a testagem genética só é feita em casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SDR) e mortes. Por isso, ainda não conseguimos ter números concretos sobre essa nova Influenza”, pontua Mirlene.

A diretora ainda destacou a participação do município no Programa Sentinela, do governo federal. O projeto colhe cinco amostras em Anápolis, avalia os diagnósticos e possíveis eventos adversos para, a partir daí, identificar eventuais casos de H3N2.