SAÚDE PÚBLICA

Vídeos mostram pacientes em maca sem lençol e colchão em corredores de UPA em Anápolis

A superlotação na recepção e nos corredores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Alair…

paciente maca
Paciente aguarda atendimento em corredor deitado em maca sem colchão e lençol (Foto: Captura)

A superlotação na recepção e nos corredores da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dr. Alair Mafra Andrade, na Vila Esperança, foi registrada em vídeos nessa terça-feira (30), em Anápolis. As imagens mostram pacientes deitados em macas pelos corredores da unidade, alguns sem colchão e sem lençol. Profissionais de saúde denunciam más condições de trabalho e equipe reduzida.

Um médico, que prefere ter a identidade preservada, confirmou a superlotação na terça. “Muita internação, paciente no corredor, na maca sem colchão. Está desesperador”, afirmou. Outro profissional, que também prefere não ser identificado, desabafa: “Os técnicos de radiologia estão locados na Upa trabalhando em condições desumanas, sem lugar de repouso, banheiros imundos, tomando radiação”.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) confirmou ao Mais Anápolis que a capacidade de atendimento da UPA Vila Esperança está sendo mantida com mais pacientes que o habitual e explicou o motivo. “A unidade está abarcando mais duas especialidades de modo provisório, devido à transição de serviços para o Hospital Municipal Alfredo Abrahão. Desta forma, já foram solicitados mais lençóis e rouparias que serão entregues nesta quarta-feira (1º)”, garantiu.

Até o fechamento desta matéria, a Secretaria Municipal de Saúde não se manifestou sobre as reivindicações dos profissionais que relatam más condições de trabalho e equipe reduzida.

Modelos de gestão para unidades

Nesta quarta-feira (1º), a prefeitura de Anápolis divulgou que a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde têm discutido novos modelos para otimizar a gestão da rede. “Em novembro, o grupo de trabalho se reuniu com o Conselho Municipal de Saúde para apresentar o andamento dos estudos”, explicou.

O Hospital Municipal Alfredo Abrahão, de acordo com o consultor em saúde Wladimir Taborda, vai atender a demanda de cirurgias eletivas e os pacientes de maior complexidade referenciados da UPA Dr. Alair Mafra para internação clínica e cirúrgica. A nova unidade vai substituir o antigo Hospital Municipal Jamel Cecílio.