COM CONDICIONANTES

Anvisa permite a Goiás importar vacina Sputnik V excepcionalmente

Estado pode adquirir 142 mil doses do imunizante russo contra Covid

Anvisa nega aval para uso emergencial de medicamento russo contra Covid
Fachada do edifício sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a Goiás importar a vacina contra Covid-19  Sputnik V, da Rússia, nesta terça (15). O governador Ronaldo Caiado (DEM) comemorou a decisão no Twitter.

“Ótima notícia: Anvisa deu aval para Goiás importar excepcionalmente a vacina Sputnik V. Vamos adquirir 142 mil doses para 71 mil goianos (1% da população). Esse é o limite permitido pela agência para estados que pediram autorização. O importante é vacinar a nossa gente.”

Anvisa

Conforme voto do relator Alex Machado Campos, diretor da Anvisa, a importação poderá ser feita com condicionantes e assinatura de termo de compromisso. “E fica autorizada a importação excepcional e temporária dos seguintes quantitativos, correspondentes a doses para vacinação de 1% da população de cada estado: Rio Grande do Norte – 71.000 doses, Mato Grosso – 71.000 doses, Rondônia – 36.000 doses, Pará – 174.000 doses, Amapá – 17.000 doses, Paraíba – 81.000 doses e Goiás – 142.000 doses.”

Depois da utilização das doses, a Anvisa irá avaliar os dados de monitoramento do uso da vacina para nova deliberação sobre futuras importações. “Mantido o status probatório para análise de tais pedidos de importação da vacina Sputnik V, a Diretoria Colegiada da Anvisa deliberará sobre os próximos pedidos por meio de Circuito Deliberativo.”

Acompanharam o relator: os diretores Meiruze Sousa freitas e Rômison Rodrigues Mota. Cristiane Rose Jourdan Gomes foi contrária e Antônio Barra Torres não votou, pois está de férias.

Vacinação total

Ainda pelo Twitter, Ronaldo Caiado informou, nesta noite de terça-feira (15), que o ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou, em visita a Goiânia, que que o Brasil tem vacinas suficientes para imunizar toda a população. “São mais de 600 milhões de doses.”

Ele não deu mais detalhes.

https://twitter.com/ronaldocaiado/status/1404952530409472000