Pandemia

Aparecida apresenta nova tendência de crescimento em casos de Covid-19

A curva da média móvel de novos casos da infecção apresentava tendência de estabilidade no dia 25 de maio

Em dois meses, país tem mais de 23 mil novas internações de crianças
(Foto: Pexels)

Média de novos casos de Covid-19 apresenta tendência de crescimento há cinco dias, em Aparecida. Desde o dia 26 de maio, a variação da média móvel de novos casos está superior a 15%, fator que representa a tendência de crescimento de novos infectados no município. No dia anterior, a curva apresentava tendência de estabilidade. Os números epidemiológicos apresentam piora em várias regiões do estado.

Cálculos realizados pelo Mais Goiás a partir dos números dos boletim epidemiológico de Aparecida de Goiânia revelam que a média móvel de casos do dia 30 de maio está em 164,4 novos casos diários. 14 dias antes, o número estava em 119,8 novos casos por dia. A variação acima de 15% indica tendência de crescimento nos casos.

Uma dos oito indicadores para medir a matriz de risco da infecção no município é a curva da média móvel de novos casos de Covid-19. A matriz de risco dita as regras do isolamento social por escalonamento de regiões na cidade. Atualmente, Aparecida está na matriz de risco estável para transmissão do Coronavírus.

Live

Em live na última semana, o prefeito do município, Gustavo Mendanha se mostrou preocupado com a piora dos números epidemiológicos no estado e a reverberação de uma possível terceira onda de Covid-19 em Aparecida de Goiânia. O gestor garantiu que continuará no isolamento social por escalonamento regional.

No vídeo, o prefeito destacou ainda que o modelo de escalonamento permite previsibilidade, pois é direcionado a partir da análise técnica da matriz de risco da transmissão da doença pelo Comitê de Prevenção de Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida (COE). A análise da matriz de risco é baseada em oito indicadores com destaque para a taxa de ocupação de leitos de UTIs e a taxa de transmissão da infecção no município.

A matriz de risco do escalonamento regional em Aparecida é composta por quatro cenários de risco: Estável (verde), moderado (amarelo), alto (laranja) e altíssimo (vermelho). No atual cenário — de estabilidade — representado pela cor verde, duas, das dez macrorregiões, fecham uma vez por semana, entre segunda e sexta-feira.