saúde

Aparecida de Goiânia oferece consultas oftalmológicas a mil crianças em fila de espera

O agendamento de todas as crianças foi feito pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida

Imagem de uma criança durante atendimento da oftamologista
Aparecida de Goiânia oferece consultas oftalmológico gratuitas a mil crianças (Foto: freepik)

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia vai realizar uma parceria para o atendimento oftalmológico de mil crianças de 4 a 14 anos que estão na fila de espera para consultas na cidade. A ação social acontecerá nesta quarta (23/70 e quinta-feira (24/7), durante o Rally dos Sertões – 33ª edição, em Goiânia, em carretas na área externa do evento. O agendamento de todas as crianças foi feito pela Central de Regulação da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida. 

As consultas serão feitas por médicos voluntários da organização Saúde, Alegria e Sustentabilidade Brasil (SAS Brasil), com o apoio de seis oftalmologistas e equipamentos do Hospital de Olhos de Aparecida. As crianças que precisarem de exames complementares ou cirurgias serão encaminhadas para o Hospital e para a rede da SMS. Além disso, aquelas que necessitarem de óculos os receberão gratuitamente do Projeto Rally dos Sertões.

O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, disse que “a parceria representa um investimento no futuro de nossas crianças e o compromisso de nosso município com a qualidade de vida das pessoas. É um esforço planejado da nossa SMS com o Hospital de Olhos e o Rally dos Sertões, duas instituições que somam forças conosco para fortalecer a Saúde Pública. ”

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, conta que o diretor do Hospital de Olhos de Aparecida, Dr. Alexandre Taleb, foi um dos articuladores para a participação dos pacientes da cidade no evento, contando com o apoio da Central de Regulação da SMS para viabilizar a parceria.

Alessandro reforça o impacto positivo da iniciativa: “Problemas de visão não diagnosticados e não tratados precocemente podem acarretar dificuldades de aprendizado, exclusão social e impactar negativamente a qualidade de vida. Neste evento teremos atendimentos oftalmológicos de qualidade, a garantia de tratamento na nossa rede e os óculos doados pelo Rally, portanto, um ciclo de cuidado completo. ”