Transmissão

A cada 100 testes feitos pela prefeitura, 30 resultam positivo para a Covid-19

Aparecida chega ao cenário Laranja de transmissão e preocupa autoridades

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) obtidos pelo Mais Goiás, Aparecida de Goiânia está atualmente na matriz de risco alto, indicado pelo cenário laranja. De cada 100 testes realizados pela prefeitura 30 dão resultado positivo para o coronavírus. Na última semana, Aparecida registrou 1383 novos casos de Covid-19. Foram 216 novos casos da doença registrados no último domingo (7).

Segundo o secretário de saúde Alessandro Magalhães, houve um salto também no número de internações. “Tivemos um salto considerável também no número de internações. Ano passado, a cada 100 positivos, quatro eram internados”, afirmou. Hoje são oito ou mais. E um perfil diferente, com mais jovens e adultos que idosos. Por isso precisamos barrar essa cadeia de transmissão”, destacou.

Números

Segundo dados da SMS, o município realizou 213.903 testes de diagnóstico de Coronavírus até o último sábado (6). Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico. A última atualização epidemiológica do Painel Covid-19, da SMS, registrou 50.967 casos confirmados da doença, com 750 casos ativos e 49.478 pessoas recuperadas e 732 óbitos foram confirmados.

A taxa de ocupação de leitos públicos exclusivos para pacientes com covid-19 está em 97% e nunca atingiu esta marca desde o início da pandemia.