Autoridades estão apavoradas com ocupação de UTIs em Aparecida
Apesar do recebimento de 100 novos leitos, prefeito teme mais mortes por falta de atendimento adequado
Em anúncio de novos leitos para a rede pública de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha se diz apavorado com a possibilidade de não conseguir salvar vidas por falta de atendimento adequado. Secretário municipal de saúde diz que Aparecida se encontra na pior fase desde o início da pandemia e pede por cuidados.
Rede municipal de saúde de Aparecida de Goiânia recebe mais 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivas para Covid-19. O município conta agora com 140 leitos de UTIs para Covid-19. Apesar dos novos leitos, autoridades demonstram pavor com altas taxas de ocupação de UTIs e pedem colaboração da população.
Diante das taxas de ocupação de leitos de UTIs públicas esbarrando diariamente em 90%, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, disse estar apavorado com a possibilidade de não poder salvar vidas dos aparecidenses por falta de atendimento adequado.
“Implorei aos aparecidenses para que não se aglomerassem. Hoje, como prefeito, contribuo com a parte que cabe ao Poder Público e estruturo 100 novos leitos”. Afirmou Gustavo Mendanha. Além dos 20 novos leitos de UTIs exclusivos para Covid-19, a prefeitura também anunciou a abertura de mais 80 leitos de enfermaria na cidade.
Ocupação
De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a taxa de ocupação dos leitos da rede pública exclusivos para pacientes infectados com o coronavírus está em 88%. Na rede privada a ocupação está em 86%. A taxa de ocupação total dos leitos disponíveis no município está em 86%.
O secretário municipal de saúde, Alessandro Magalhães, reiterou que este é pior momento que a cidade está passando desde o início da pandemia. “As novas linhagens do coronavírus são mais transmissíveis e agressivas. Precisamos da compreensão e empatia de todos, caso contrário, tudo o que fizermos não será suficiente”, pediu Alessandro.
Confira a evolução da taxa de ocupação de vagas de UTIs para Covid-19 em Aparecida de Goiânia no gráfico abaixo:
A distribuição dos leitos de UTIs no município está disposta com 122 vagas no Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP) e 18 vagas no Hospital Garavelo, unidade privada contratada pela Prefeitura.
Já a distribuição para os leitos de enfermaria é feita com 55 vagas no Hmap, 40 no Hospital Garavelo e 86 no Centro Municipal de Especialidades. Antes da pandemia de Covid-19, a rede municipal de saúde contava com 63 leitos de UTI para atender as demandas do município. Essas vagas ainda estão em funcionamento.