Isolamento social é prorrogado em Aparecida
Igrejas e transporte coletivo podem funcionar com restrições
Medidas de fechamento de atividades não essenciais é prorrogado pro mais uma semana em Aparecida de Goiânia. Publicação da portaria que prorroga as medidas de isolamento social foi publicado no Diário Oficial do município no último domingo (7).
A decisão de prorrogar as medidas de isolamento social foi acertada em conjunto com os 6 prefeitos que compõem a Região Metropolitana de Goiânia. A medida objetiva frear a transmissão da Covid-19 que continua com altos índices nos municípios. Eles se reuniram na noite do último sábado (6).
Os prefeitos correm contra o tempo para evitar um colapso no sistema de saúde. “Somente uma semana não foi o suficiente, pois continuamos com altos números de casos positivos e nossos leitos exclusivos para Covid-19 estão com ocupação de 93%. Um número que nunca atingimos, mesmo no pico da doença no ano passado”, pontuou o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.
Pela portaria publicada no DOE do último domingo, apenas as atividades essenciais podem continuar funcionar. De acordo com o documento, ferragistas e lojas de materiais de construção devem ficar fechadas no período estabelecido.
Distribuidoras de bebidas, restaurantes e lanchonetes do município só vão funcionar na modalidade delivery. Não será permitida retirada de pedidos no local. Já nos supermercados, será permitida a entrada de apenas um membro de cada família. A medida ajuda a aglomerações dentro das unidades.
O Transporte Coletivo continua a funcionar, mas foi deliberado que os ônibus poderão circular apenas com passageiros sentados. As igrejas vão poder funcionar, desde que respeitem a lotação de 10% da capacidade máxima de pessoas e cumpram todos os protocolos de prevenção contra a Covid-19.
Exceções
Segundo a portaria, fica decretado que todos os estabelecimentos de atividade econômica devem ficar fechados por sete dias seguintes à data de publicação do documento. As exceções de atividades que podem continuar a funcionar recai sobre estabelecimentos de saúde relacionados ao atendimento de urgência e emergência e demais atendimentos clínicos. A lista completa pode ser conferida no Diário Oficial Eletrônico de Apareicda.
Também podem funcionar em caráter excepcional cemitérios e funerárias, conforme determinações de Portaria municipal específica; lojas agropecuárias em formato delivery; agências bancárias, conforme legislação federal e casas lotéricas. Estão liberados ainda, sempre cumprindo as regras sanitárias em vigor por portaria própria, supermercados, hipermercados, atacarejos de gêneros alimentícios, mercearias, comércio atacadista e distribuidoras de gêneros alimentícios.
Não podem funcionar feiras, comércio em geral, academias, igrejas (apenas com atendimento individual, sem cultos ou missas). As escolas continuam funcionando cumprindo as regras já estipuladas como a presença de apenas 30% do total de alunos por sala de aula. Mais informações no DOE da Prefeitura de Aparecida de Goiânia
Fiscalização
A fiscalização do cumprimento das medidas de isolamento e sanitárias em Aparecida vai ser reforçada. A população pode ajudar na fiscalização, denunciando pelos números de whatsapp (3238-7243 / 3545 5992) ou pelo telefone 153 da Guarda Civil Municipal.