Aparecida deve retomar vacinação após recebimento de novas doses
Mais 6500 doses da CoronaVac devem ser entregues ainda hoje (17) à Administração Municipal
Aparecida de Goiânia deve receber mais 6500 doses de CoronaVac nesta quarta-feira (17). As novas doses do imunizante são oriundas da sétima remessa distribuída ao estado de Goiás pelo Ministério da Saúde (MS). Estão inclusas neste número as doses para a segunda etapa de vacinação da quarta remessa do imunizante recebida por Aparecida.
Com as novas doses, Aparecida de Goiânia deve retomar o agendamento da vacinação em idosos com idade superior a 80 anos. A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida havia suspendido o agendamento de vacinação por escassez do estoque no dia 8 de março.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), a distribuição do imunizante para as regionais de Goiás teve início às 13 h. De acordo com o MS, a remessa deve ser usada em idosos. Ao todo, foram entregues 134 mil doses ao estado de Goiás.
O Mais Goiás questionou a Secretaria Municipal de Saúde sobre as atualizações da campanha de vacinação no município após a chegada da nova remessa, mas não obteve respostas até o fechamento da matéria.
Poder Municipal
Além das doses da vacina entregues pelo Ministério da Saúde, Aparecida de Goiânia agora conta com dispositivo legal que ratifica o protocolo de intenção de compra de imunizantes pelo Poder Municipal. A Lei foi aprovada em votação na Câmara Municipal de Aparecida de Goiânia na última terça-feira (16).
A matéria, de autoria do Poder Executivo, ratifica protocolo de intenções firmado entre os municípios brasileiros, com o objetivo de adquirir vacinas para combate à pandemia da Covid-19; medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde. Para virar lei, o PL ainda deve sofrer sanção do prefeito Gustavo Mendanha.
Após ser ratificado, o protocolo deve ser convertido em um contrato de consórcio público de abrangência nacional para aquisição de vacinas. A ação tem apoio da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), entidade suprapartidária de representação nacional de municípios.