Aparecida flexibiliza feiras livres, atividades de lazer, esportes e auto-escola
Praça de alimentação de shopping centers poderá funcionar em modalidade delivery nos dias de fechamento do comércio
Aparecida flexibiliza atividades de esportes, de lazer e feiras livres. Mudanças foram publicadas em Portaria no Diário Oficial Eletrônico (DOE) na última segunda-feira (19). Eventos públicos e privados de qualquer natureza, que envolvam aglomerações de pessoas, continuam suspensos por tempo indeterminado. As medidas foram decididas em consenso pelos integrantes do Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida (COE).
De acordo com a Portaria, as alterações das regras recaem sobre atividades esportivas de modalidade individual que estão liberadas, desde que não haja nenhum contato físico entre o praticante da atividade e o treinador ou mestre. Exercícios físicos em quadras e piscinas estão liberados em clubes e condomínios, desde que ao ar livre e estão sujeitas a agendamento prévio .
Shoppings e feiras
Houve mudanças para o funcionamento dos restaurantes, lanchonetes e bares instalados em praças de alimentação dos Shoppings Centers que poderão funcionar na modalidade delivery ou drive-thru, com retirada do produto no local, nos dias estabelecidos para fechamento pelo regime de escalonamento.
De acordo com as alterações na Portaria, feiras livres e especiais também ficam autorizadas a funcionar de domingo a sábado, desde que respeitados todos os protocolos de prevenção e combate à Covid-19 e se portarem os documentos emitidos por órgãos competentes que regulam a atividade. O consumo de alimentos em barracas e bancas e uso de mesas e cadeiras para fregueses está vetado.
Feirantes devem usar máscaras N95 ou proteção equivalente, toucas e higienizar as mãos frequentemente com uso de álcool em gel sempre que não houver possibilidade de lavar as mãos. Segundo o documento, feiras com mais de 100 barracas devem ser restritas à comercialização de gêneros alimentícios.
Auto Escolas do município também tiveram as atividades dos Centros de Formação de Condutores (CFC) liberadas, desde que respeitando o regime de escalonamento de Aparecida.
Vetos e exceções
Atividades coletivas de condicionamento físico e ensino esportivo nas modalidades coletivas continuam suspensas. Reuniões em áreas comuns de condomínios, como churrasqueiras e salões de festa também continuam vetadas. Clínicas de estética continuam sem poder exercer atividades.
Todas as atividades econômicas não essenciais continuam submetidas ao regime de escalonamento regional desde estabelecido no dia 15 de março. Neste cenário de risco amarelo (moderado), duas das dez macrorregiões do município fecham por um dia da semana, de segunda a sexta-feira, e a cidade inteira fica fechada aos domingos.
As exceções do cumprimento do regime de escalonamento são de obras da construção civil no município, desde que realizem o transporte de seus funcionários; bares, restaurantes, lanchonetes e similares, limitados às modalidades delivery, retirada no local, ou drive-thru; supermercados, hipermercados e mercearias, desde que em respeito aos requisitos estabelecidos pela Portaria.