Aparecida inicia vacinação por faixa etária decrescente, nesta segunda-feira (31)
Ministério da Saúde autorizou a ampliação para faixa etária decrescente, mas doses para grupos prioritários devem ser reservadas
Aparecida iniciou a vacinação de pessoas por idade decrescente a partir de 59 anos, nesta segunda-feira (31). Grupos prioritários continuam sendo vacinados por agendamento em seis Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou nos pontos de vacinação na modalidade drive-thru. Nesta etapa, qualquer morador da cidade com idade igual a 59 anos pode ser vacinado. Deve-se apresentar documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.
Os interessados devem buscar os postos de imunização da modalidade drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento. O agendamento é necessário para receber o imunizante em pontos de vacinação de seis UBSs do município.
As Unidades de Saúde (UBS’s) onde as doses estão sendo aplicadas estão localizadas nos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença, Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso à ferramenta pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).
Autorização
Decisão de iniciar a vacinação por faixa etária no município ocorreu após autorização do Ministério da Saúde que prevê também condição de reserva de um percentual de doses para os grupos prioritários. A partir das próximas remessas de vacinas distribuídas ao município, 30% das doses serão reservadas para imunização dos grupos prioritários definidos pelo Governo Federal e 70% para a população da faixa etária atendida.
Segundo o último levantamento da SMS, até a última sexta-feira (28), já havia sido administradas 130.788 doses, sendo 90.287 como Dose 1 e 40.501 como Dose 2. A Secretaria Municipal de Saúde alega que identificou o total de 12.562 doses perdidas por falhas técnicas, em que frascos vieram com menos doses do que o informado pelo fabricante. A pasta ainda diz que todas essas situações já foram documentadas e encaminhadas ao Ministério da Saúde.
Dados de vacinação
O Mais Goiás apurou também que o município tem um atraso esperado entre doses recebidas e doses registradas no sistema da prefeitura de Aparecida de cerca de 25%. De acordo com o Plano Nacional de Imunização, o Ministério da Saúde (MS) é responsável pela aquisição e distribuição das doses aos respectivos estados. Os governos estaduais devem encaminhar os imunizantes aos municípios que tem a obrigação de aplicar e registrar tudo na plataforma oficial.
Os Estados recebem quantidade de doses de vacinas de acordo com a proporção do público-alvo prioritário. Ou seja, se um Estado tem mais idosos e profissionais da saúde do que outro, vai obter proporcionalmente, mais unidades de doses de vacinas. Atualmente, Aparecida é o único município de Goiás que incluiu todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI)
Atualmente, o estoque disponível é de 27.300 doses para a primeira aplicação e 7.800 para a segunda aplicação. A SMS recebeu até o momento do Ministério da Saúde por meio da Secretaria Estadual de Saúde, 123.050 doses para primeira aplicação e 55.400 para segunda aplicação, totalizando o recebimento de 178.450 doses.