RESTRIÇÃO

Aparecida estuda exigir cartão de vacina para acesso a bares e shoppings

Caso a medida seja aprovada, a pessoa dentro da faixa etária de imunização terá que apresentar o cartão de vacina com o indicativo do imuniz

Prefeitura paulistana aposta em música e eventos culturais contra evasão dos mais novos (Foto: Claudivino Antunes - Prefeitura de Aparecida)
Prefeitura paulistana aposta em música e eventos culturais contra evasão dos mais novos (Foto: Claudivino Antunes - Prefeitura de Aparecida)

A prefeitura de Aparecida de Goiânia avalia a possibilidade de exigir a apresentação do cartão de vacina da Covid-19 para liberar o acesso a bares e shoppings da cidade. A medida deve ser analisada – além de outras – com o objetivo de incentivar a vacinação no município. O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 deve deliberar a questão na próxima reunião semanal.

Caso a medida seja aprovada, a pessoa dentro da faixa etária de imunização em Aparecida terá que apresentar o cartão de vacinação com o indicativo do imunizante para entrar em estabelecimentos como bares e restaurantes. Vale destacar que Aparecida começa a vacinar pessoas de 24 anos ou mais contra a Covid-19 a partir desta quinta-feira (12).

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), até a última sexta-feira, 6 de agosto, foram aplicadas na cidade 342.672 doses de vacinas contra a Covid-19. Desde dia 20 de janeiro, 249.567 pessoas receberam a 1ª dose no município e 77.315 foram vacinadas com 2ª dose, sendo vacinadas ainda 15.790 pessoas com dose única. “Estes números representam 59% da população adulta vacinada na cidade com uma dose e 22% estão completamente imunizados tendo recebido a segunda dose ou dose única”, informou.

OAB e Ministério Público compõem comitê que vai analisar exigência de cartão de vacina

Em Aparecida, o Comitê é composto por representantes da Prefeitura, Câmara, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB, Aciag e outras entidades da sociedade civil organizada e coordenado pelo secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães.

De acordo com a prefeitura, desde 14 de março de 2020, no início da pandemia, o Comitê tem editado medidas para conter a disseminação da Covid e agora deve buscar adotar medidas para incentivar a vacinação.