Aparecida pode iniciar vacinação de professores contra covid-19 na próxima semana
Plano Nacional de Imunização (PNI) definiu que trabalhadores da Educação são o próximo grupo a receber vacina
A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia é que a vacinação contra a Covid-19 para professores e profissionais de Educação se inicie já na próxima semana. No entanto, ainda é necessário avançar a imunização do grupo das comorbidades e pessoas com deficiência permanentes inscritas no Programa de Benefício Continuado (BPC).
Os trabalhadores de Educação é o próximo grupo estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização (PNI) a receber a vacina contra a Covid-19. De acordo com dados da Secretária Muncipal de Saúde, o grupo possui 3.975 pessoas aptas a serem vacinadas no município, bem menor, portanto que o grupo das comorbidades, que possui mais de 15 mil pessoas, e maior que das forças de segurança e salvamento, cujas 2.402 pessoas foram vacinadas.
Retorno
O retorno às aulas presenciais é condicionado, no município, a vacinação dos profissionais de Educação. Neste sentido, a previsão da Secretaria Municipal de Educação é que, com a imunização da categoria, o retorno seja feito ainda em agosto.
No entanto, a decisão de retorno ainda passa por deliberação por parte do Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid-19 de Aparecida de Goiânia, que que, por sua vez, segue normativas do Ministério da Saúde, bem como das secretarias de Saúde do estado e do município. O entendimento do governo estadual é que o retorno também só aconteça após a vacinação dos professores.
“Estamos na expectativa para o retorno das aulas presenciais. A secretaria já vem se preparando para este momento. Mas a decisão definitiva para reabrir as unidades escolares é de responsabilidade dos órgãos de saúde e do Comitê”, enfatiza o secretário da pasta da Educação, professor Divino Gustavo.