ELEIÇÃO

Após cinco anos, UEG faz eleição para escolha de novo reitor

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) fará, nesta quinta-feira (24), o processo eleitoral que vai…

Foto: UEG/Reprodução

A Universidade Estadual de Goiás (UEG) fará, nesta quinta-feira (24), o processo eleitoral que vai decidir o nome do novo reitor pelos próximos quatro anos. Cinco candidatos que concorrem ao cargo passarão pelo crivo de quase 17 mil eleitores aptos da votar. Além do reitor, a eleição de amanhã vai escolher os dirigentes dos cinco institutos acadêmicos e das coordenações centrais dos cursos de graduação.

O processo eleitoral de amanhã acontece após um período de cinco anos e definirá a lista tríplice que será encaminhada ao governo do Estado. A palavra final ficará com o governador, que escolherá um dos três mais votados. O escolhido será empossado em agosto deste ano.

Ao todo, estão aptos a votar 16.757 eleitores distribuídos entre docentes (977), estudantes (15.299) e servidores técnico-administrativos (481). Os candidatos que vão concorrer à reitoria são: Adriana Ribon, Antônio Cruvinel, Francisco Severo, Made Júnior Miranda e Marcelo Moreira.

Vale lembrar que a UEG teve a renúncia de dois reitores em 2019, o que levou o governo do Estado a decretar intervenção na universidade. Nesse período, dois reitores estiveram à frente da instituição: o procurador Rafael Borges e, atualmente, o professor Valter Campos.

Um tutorial com o passo a passo do processo eleitoral de amanhã foi divulgado no site da universidade, uma vez que votação será exclusivamente por via eletrônica.