TRAGÉDIA

Após mulher morrer atropelada por ônibus, RedeMob diz que estação segue normas de acessibilidade

Empresa também afirmou que idosa não desembarcava e não tentava embarcar no BRT Norte-Sul por meio da Estação Cívica/Rua 83

Após mulher morrer atropelada por ônibus, RedeMob diz que estação segue normas de acessibilidade
Após mulher morrer atropelada por ônibus, RedeMob diz que estação segue normas de acessibilidade (Foto: Reprodução)

Após a morte de uma mulher idosa, atropelada por um ônibus na Praça Cívica, em Goiânia, a RedeMob Consórcio informou que a estação segue “o mais alto rigor das normas de acessibilidade”. Disse, ainda, que a “senhora Zenaide Moreira Caldas (…) não desembarcava e não tentava embarcar no BRT Norte-Sul por meio da Estação Cívica/Rua 83”. O acidente aconteceu na quinta-feira (13).

A mulher de 70 anos, aposentada da Polícia Civil de Mato Grosso, corria atrás do ônibus quando caiu e morreu atropelada, segundo a delegada Caroline Paim, da Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Trânsito (DICT), ao G1. Ela estava na parte baixa da plataforma do BRT e correu para tentar pegar o veículo de transporte coletivo, quando se desequilibrou e caiu, sendo atingida pelas rodas traseiras.

Testemunhas serão ouvidas, mas, preliminarmente, não foram identificadas irregularidades por parte do motorista ou a empresa. O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e prestou os primeiros socorros, mas a idosa não resistiu e morreu ainda no local.

RedeMob

Ainda em nota, a RedeMob detalhou que a aposentada desceu de uma linha alimentadora em um ponto de ônibus convencional e estava fora da estação, em um local que não possui embarque e nem desembarque e caiu do lado oposto ao acesso à estação. “Por meio das imagens das câmeras do circuito interno da plataforma, é possível certificar que a aposentada se desequilibrou e caiu enquanto o ônibus já estava em movimento.

Reforçou, ainda, que todas as estações são acessíveis, com piso tátil devidamente implantado de forma inteligente e segura, rampas de acesso que atendem às normas vigentes, inclusive com comunicação em braile nos corrimões para acolher também aos usuários com deficiência visual. Além disso, possuem um sistema de áudio com informações.

“O RedeMob Consórcio lamenta profundamente a fatalidade e informa que está cooperando com as investigações junto às autoridades competentes ao caso, fornecendo as informações necessárias e disponibilizando as imagens de segurança para esclarecimento.”

LEIA MAIS:

Vídeo mostra quando idosa cai e é atropelada por ônibus na Praça Cívica, em Goiânia