Restrição de estacionamento

Avenida Universitária recebe intervenções; veja mudanças no trânsito

Mabel diz que mudanças vão reduzir congestionamentos em até 35% nos horários de pico

Prefeitura lança várias intervenções na Avenida Universitária (Foto: Divulgação)

A Avenida Universitária, um dos corredores mais movimentados de Goiânia, recebeu nesta sexta-feira (29), um conjunto de intervenções que prometem transformar o fluxo diário de veículos. A entrega faz parte do Plano Nova Mobilidade, que prevê a implantação de dez novos corredores viários na capital. Já foram concluídos os corredores das avenidas Castelo Branco/Mutirão, Jamel Cecílio/136 e 24 de Outubro.

Entre as medidas implementadas estão a proibição de estacionamentos em áreas de giro, rotatórias e baias de embarque e desembarque, além da sincronização de todos os semáforos da via, prometem criar a chamada “onda verde”. O corredor mantém ainda a faixa exclusiva para o transporte coletivo em toda a extensão.

Mudanças no trânsito

Ao entregar a obra, o prefeito Sandro Mabel (União Brasil) reforçou que a Universitária era conhecida como um ponto de travamento diário e que as mudanças agora atacam diretamente esse gargalo.

“Esse corredor é importante e sempre foi motivo de congestionamento por falta de alguns ajustes. Nós mexemos em toda a extensão, da Praça Cívica até a rotatória do Vila Nova, e retiramos o semáforo da Rua 96, que causava filas desnecessárias”, explicou durante coletiva com a imprensa. Para ele, a diferença será sentida logo nos primeiros dias: “Agora fica livre, pode passar a qualquer momento. Fizemos a contagem e tecnicamente mostra que vai ser muito mais rápido.”

Mabel também defendeu que os corredores já entregues comprovam o impacto positivo no tráfego da cidade. “Vocês podem ver todos os corredores que fizemos até agora, Castelo, Mutirão, 136, mesmo na 24 de Outubro, todos deram resultado. Esse aqui não é diferente”, disse, ao destacar a sincronização implantada na Universitária. “Ele vai ter onda verde também, e isso vai facilitar bastante a fluidez do trânsito.”

Avenida Universitária deixa de ser ponto de travamento

O prefeito ainda projetou ganhos expressivos de tempo para quem circula pela região nos horários de pico. “A estimativa é de seis minutos a menos para cruzar a avenida, uma economia entre 25% e 35% dependendo do horário. Isso representa muito para quem passa aqui todos os dias”, ressaltou após questionamento feito pelo Mais Goiás.

Mabel adiantou que o próximo corredor a ser entregue será o da Avenida 85, previsto para meados de outubro, após execução das obras ao longo de setembro. “Esse também terá sincronização e pontos de intervenção que vão dar um fluxo grande à região. Será o quinto corredor dentro do nosso plano”, completou.