MANIFESTAÇÃO

Bancários protestam em frente ao Banco do Brasil, em Goiânia

Funcionários do Banco do Brasil (BB) realizaram ato contra um projeto de reestruturação da estatal…

Bancários protestam em frente ao Banco do Brasil, em Goiânia
(Foto: Divulgação/SEEB-GO)

Funcionários do Banco do Brasil (BB) realizaram ato contra um projeto de reestruturação da estatal na tarde desta quarta-feira (10). A manifestação aconteceu na agência do Banco do Brasil localizada na avenida Goiás, no setor central, e contou com o apoio da Federação dos Bancários de Goiás e do Tocantins.

A manifestação incorporou um movimento nacional da categoria, que realizaram atos e paralisações em várias cidades do país. Em Goiás, manifestações foram organizadas nas cidade de Goiânia e Rio Verde.

De acordo com o Sindicato dos Bancários do Estado de Goiás, o plano de reestruturação feito pelo banco prevê o fechamento de 361 unidades (agências, postos de atendimento, escritórios etc) em todo o país. Além disso, está prevista também a demissão de 5 mil empregados e descomissionamentos.

O presidente do sindicato, Sergio Luiz da Costa, afirmou que a pandemia levou a entidade a fazer um protesto sem aglomeração. Ele ressaltou também que o movimento busca o diálogo com a direção do banco e com o governo. Ele ressalta que o objetivo do movimento é abrir um canal de comunicação para garantir os postos de trabalho.

“Estamos vivendo esse momento de pandemia em que estamos chegando a 15 milhões de desempregados. O BB, que é o banco do povo, ao invés de contribuir com a geração de emprego, deixa a situação ainda mais complicada. Queremos conversar para encontrarmos uma solução. Estamos abertos ao diálogo, mas a direção decidiu fazer essa reestruturação sem conversar com o movimento sindical. Queremos mais tecnologia com mais geração de emprego e renda. A tecnologia é bem-vinda, mas deve favorecer os trabalhadores também, e não só desonerar a folha de pagamento”, concluiu.