Bandidos usam caminhoneiros para furtar mercadorias em Goiás; veja como funciona nova modalidade de crime
Investigação conduzida pela PCGO desarticulou quadrilha que lesou maior atacadista da América Latina
Uma nova modalidade de furto de carga foi identificada durante investigação conduzida pela Delegacia de Polícia Civil de Hidrolândia. A corporação desarticulou uma quadrilha responsável por provocar prejuízos milionários em Goiás, São Paulo e Distrito Federal. Entre as vítimas está o Armazém Martins, que pertence ao Grupo Martins – maior atacadista-distribuidor da América Latina.
LEIA TAMBÉM
- Funcionário de academia é suspeito de facilitar furto de equipamentos em Goiânia
- Trio suspeito praticar roubos e furtos morre em confronto com a PM em Bela Vista
Os criminosos, de acordo com a investigação, mantinham caminhões com placas clonadas, que eram usados para passar uma sensação de legalidade às empresas vítimas. Em posse dos veículos, a quadrilha usava o serviço de transporte para se cadastrar nas distribuidoras e, com isso, conseguir acesso às mercadorias como profissionais do ramo, passando por todas as exigências de segurança.
- Alvarás vencidos: academia em shopping de Goiânia enfrenta série de denúncias e reclamações
- Suspeitos de integrar CV morrem em confronto com a PM em condomínio de Aparecida
Depois de carregar os caminhões, os investigados sumiam com a carga, deixando as empresas no prejuízo. Apenas o Armazém Martins teve uma carga de produtos de higiene pessoal, inseticidas e aparelhos de televisão avaliada em R$ 80 mil extraviada pelo grupo.

A investigação
Ao ser informada sobre o esquema, a delegacia iniciou uma investigação que se estendeu por meses. Durante os levantamentos, a corporação chegou a usar ferramentas de Inteligência Artificial (IA) para vasculhar mais de 200 mil quilômetros em todo o Brasil para tentar localizar o paradeiro do caminhão e do motorista.
Os investigadores, então, identificaram que a mesma placa usada no caminhão para furtar o Armazém Martins foi identificada rodando em ao menos quatro veículos diferentes em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e São Paulo. Os trajetos foram realizados entre fevereiro e março deste ano.
Com base nas placas e nas informações cedidas pelo bando às empresas durante o cadastro, a PC conseguiu chegar ao motorista responsável por furtar o Armazém Martins. De acordo com a corporação, o investigado apresentou um comprovante de endereço falso, mas cadastrou o nome verdadeiro na distribuidora. Ele foi preso durante operação no Distrito Federal.
O proprietário do caminhão também acabou detido, enquanto que o veículo foi apreendido. Conforme a investigação, a quadrilha recrutava profissionais habilitados com categoria “D” para retirar as cargas nas distribuidoras, prometendo vantagens financeiras aos caminhoneiros que estavam passando por dificuldades.
