Basílica pede desculpas por discurso de padre sobre Trump e Venezuela em Trindade
Assunto gerou reação imediata de um fiel e causou polêmica nas redes sociais; assista
A Basílica do Divino Pai Eterno, em Trindade, na Região Metropolitana de Goiânia, pediu desculpas públicas após o discurso do padre Anemézio Machado Parreira sobre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viralizar nas redes sociais (assista abaixo). O religioso usou uma missa para comentar o cenário político internacional, após a ofensiva norte-americana na Venezuela, ocorrida no último sábado (3/1). Para ele, que defendeu a soberania dos países e relacionou o ataque a uma ameaça também ao Brasil, é necessário que a comunidade se una em oração para que ‘Deus toque o coração’ dos políticos. A fala provocou incômodo entre os fiéis, gerou protesto dentro da igreja e levou a administração do santuário a se manifestar oficialmente.
Em nota oficial, o Santuário Basílica do Divino Pai Eterno afirmou que sua atuação não envolve posicionamentos políticos. “Nossa missão é exclusivamente evangelizadora. O altar é, e sempre será, espaço sagrado para a proclamação do Evangelho, a celebração da fé, a reflexão da Palavra de Deus e o anúncio do amor misericordioso do Pai Eterno”, destacou o comunicado.
No texto, a administração reconheceu que o episódio causou mal-estar entre os presentes. “Reconhecemos que a situação causou desconforto e constrangimento entre os fiéis e devotos, o que jamais corresponde ao espírito evangélico que norteia nosso trabalho pastoral. Por isso, pedimos sinceras desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos”, diz outro trecho da nota que informou ainda que o sacerdote já foi orientado após o ocorrido.
Padre se diz ‘desconcertado’
Segundo vídeos compartilhados nas redes sociais, o padre afirmou estar “desconcertado” com as notícias envolvendo a Venezuela e demonstrou preocupação com os possíveis reflexos políticos e econômicos para outros países da América Latina. Em outro trecho da homilia, ele defendeu que os fiéis rezassem para que decisões internacionais não provoquem conflitos e reforçou que “não é só a Venezuela que está em evidência”, citando o Brasil como um país que possui riquezas e pode estar inserido nesse cenário.
As declarações causaram reação imediata de um dos participantes da missa, que se levantou e passou a gritar dentro da basílica, numa tentativa de interromper a celebração. Apesar da situação, o sacerdote evitou o confronto direto e pediu que a assembleia mantivesse o clima de oração e respeito.
Leia a nota na íntegra:
“Diante da repercussão de um vídeo que circula nas redes sociais, gravado durante a Santa Missa presidida pelo Pe. Anemézio Machado Parreira, CSSR, no último domingo, dia 04 de janeiro, no Santuário Basílica do Divino Pai Eterno, vimos a público prestar os devidos esclarecimentos.
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno reafirma, de modo claro e inequívoco, que sua missão é exclusivamente evangelizadora. O altar é, e sempre será, espaço sagrado para a proclamação do Evangelho, a celebração da fé, a reflexão da Palavra de Deus e o anúncio do amor misericordioso do Pai Eterno.
A celebração litúrgica, especialmente o momento da homilia, não é o espaço apropriado para determinadas abordagens ou reflexões que, ainda que relacionadas à realidade da vida, não favoreçam a comunhão própria da assembleia celebrante. O presbitério deve sempre preservar o caráter sagrado da celebração, evitando qualquer manifestação que possa gerar desconforto, tensão ou divisão entre os fiéis.
Reconhecemos que a situação causou desconforto e constrangimento entre os fiéis e devotos presentes, o que jamais corresponde ao espírito evangélico que norteia nosso trabalho pastoral. Por isso, pedimos sinceras desculpas a todos aqueles que se sentiram ofendidos ou atingidos por esse episódio.
O sacerdote envolvido já foi devidamente orientado e reiterou seu compromisso com a missão de evangelizar, em comunhão com a Igreja e com os princípios que regem a vida pastoral do Santuário, juntamente com os demais religiosos redentoristas que aqui exercem seu ministério.
O Santuário Basílica do Divino Pai Eterno é, antes de tudo, um lugar de acolhida, oração, reconciliação e unidade. Nosso compromisso é com o Evangelho de Jesus Cristo, com a vivência da fé, com a fraternidade e com a construção da comunhão.
Seguimos firmes em nossa missão de anunciar o Redentor, servir ao povo de Deus e cuidar, com responsabilidade e zelo pastoral, deste espaço que pertence a todos os romeiros e devotos do Divino Pai Eterno.
Que o Pai Eterno nos conduza sempre pelos caminhos da paz, da verdade e do amor.
Assessoria de Imprensa Santuário Basílica do Divino Pai Eterno — Trindade (GO)“