Via WhatsApp

Boato sobre toque de recolher espalha pânico em Guapó

Uma postagem no Facebook e repassada através de grupos de WhatsApp tem espalhado pânico entre…

Boato sobre toque de recolher espalha pânico em Guapó (Foto: Reprodução)

Uma postagem no Facebook e repassada através de grupos de WhatsApp tem espalhado pânico entre os moradores de Guapó. O município fica a 35,6 quilômetros da capital. A postagem, feita por um perfil chamado Trem Bala Goiás, diz que haverá retaliação pela morte de membro do Comando Vermelho (CV) na cidade. “Aparti (sic) das 00:00 Horas da madrugada evitem sair de suas casas”, diz a mensagem.

A postagem, que tem sido repassada por grupos de mensagens, afirma que o toque de recolher faz parte de retaliação da morte de Marcos Paulo, conhecido como ‘Kardec’. “Aquele que chega de madrugada de carro chegue com os vidros baixo (sic) é farol baixo (sic) até que a Morte de Kardeck seja cobrada e não sobre nenhum inimigo de pé na cidade ADE/PCC”.

Marcos Paulo teria saído recentemente da prisão e foi assassinado com quatro tiros na última quinta-feira (9). A suspeita é que ele tenha envolvimento com o narcotráfico.

A postagem ainda pede para quem é amigo de policial tomar cuidado. “Aquele que tiver amizade com alemão será cobrado da mesma forma”, diz. “E fica expressamente proibido roubar na cidade de Guapó aquele que for preso roubado na Cidade vai toma um pau e dá segunda vez será morto (sic)”. No final, a assinatura é “CVRL”, sigla para Comando Vermelho Rogério Lemgruber, nome da organização criminosa.

Mensagem espalhada por WhatsApp diz para moradores de Guapó não sairem de casa (Foto: Reprodução)

Relatos

Funcionário de uma farmácia, L., que preferiu não se identificar, diz que os grupos de WhatsApp de toda a cidade receberam a mensagem desde a madrugada deste sábado (11). Ele relata que, como a cidade é pequena, praticamente todo mundo já está ciente do recado supostamente escrito pela facção. “Ficamos sabendo que três pessoas foram abordadas em uma distribuidora na noite de sexta (10)”, afirma.

Outro morador, que também não quis se identificar, diz que também recebeu a mensagem via aplicativo. “A gente começa a ficar preocupado, pois não sabe realmente o que está acontecendo”, comentou. Ambos os moradores ouvidos pela reportagem dizem que, apesar das mensagens, não presenciaram ou conheceram ninguém que tenha presenciado algo mais concreto.

O Mais Goiás tentou contato com a Polícia Civil e Militar da cidade, mas não obteve sucesso. Buscamos contato, ainda, com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) em busca de um posicionamento.

Histórico

No início do mês, o Mais Goiás divulgou m vídeo gravado por celular, de dentro do presídio de Jataí, mostra os detentos cantando uma música de exaltação ao CV. Feito em formato de selfie, o vídeo é acompanhado de uma música, que possivelmente toca no celular. Os presos cantam junto. A música é o funk “Fala que a tropa é Comando Vermelho”, de Mc Poze.

Em julho de 2019, publicamos uma notícia sobre uma pichação da mesma facção criminal na Avenida Universitária, entre os setores Sul e Universitário, em Goiânia. O conteúdo insinuava que a área é dominada pelo CV. E ainda alertava ser proibido “roubar na quebrada”.

À época,  o Diretor Geral da Polícia Civil de Goiás (PC GO), delegado Odair José Soares, disse que se tratava de um fato isolado, feito por algum pichador que não tinha envolvimento com outros crimes. Mas que o caso seria apurado com rigor. Há menos de um mês, a pichação foi apagada.