Cachorra pitbull resgatada em Aparecida não resiste e morre após maus-tratos
Pitbull foi encontrada sem água ou comida, debilitada, incapaz de se levantar e com sinais de desnutrição severa
A cachorra da raça pitbull que havia sido encontrada desnutrida e sem forças para se levantar em uma casa no Setor Andrade Reis, em Aparecida de Goiânia, não resistiu aos maus-tratos e morreu na segunda-feira (8). O animal estava sob tratamento desde o dia 28 de agosto, quando foi resgatado por uma ação conjunta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar.
A secretária da Semma, Pollyana Borges, disse que a equipe está abalada com o desfecho do caso. “Nossos profissionais, junto com os médicos veterinários, lutaram muito para tentar reverter o quadro. Infelizmente, não foi possível. Agora, nosso compromisso é garantir que o responsável seja punido dentro da lei”, destacou.
O resgate aconteceu depois que vizinhos denunciaram que havia um cachorro preso em uma casa abandonada, sem acesso à comida ou água. Ao chegarem ao local, os agentes encontraram a pitbull extremamente debilitada, incapaz de se levantar e com sinais de desnutrição severa. Após receber alimentação de emergência, ela foi levada para uma clínica veterinária, onde ficou internada em estado grave até a constatação do óbito.
Durante as buscas, a polícia identificou o tutor, um rapaz de 22 anos. Ele foi encontrado em outro endereço e encaminhado para a Central de Flagrantes de Aparecida. O jovem não soube justificar por que deixou o animal naquela situação.
O abandono e maus-tratos a animais são crimes previstos na Lei de Crimes Ambientais. A legislação estabelece pena de dois a cinco anos de prisão, multa e proibição de guarda. O delito é considerado inafiançável.
A população pode colaborar denunciando casos de maus-tratos. A Semma disponibiliza o WhatsApp (62) 98459-1661 para receber informações que ajudem a proteger os animais do município.
LEIA MAIS: