RESGATE

Cachorro abandonado em Rio Verde estava preso em local insalubre em meio a fezes e urina

Polícia Civil resgatou o animal após denúncia anônima

Cachorro abandonado em Rio Verde estava preso em local insalubre em meio a fezes e urina
Cachorro abandonado em Rio Verde estava preso em local insalubre em meio a fezes e urina (Foto: PCGO)

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) resgatou, na segunda-feira (9), um cachorro abandonado pelo tutor em um local insalubre em meio a fezes e urina, em Rio Verde. O animal estava sem os cuidados básicos em uma casa e os agentes chegaram até ele após denúncia anônima.

Com as informações, os policiais foram até o local e confirmaram a situação de abandono. Eles, então, chamaram o órgão municipal competente, que realizou o resgate. O cão já conseguiu um novo lar e foi doado para uma família.

Não há informações sobre o tutor do animal, mas a Polícia Civil segue com a investigação do caso.

A lei brasileira considera o abandono de cães crime equiparado a maus-tratos. A pena envolve detenção de até 4 anos e multa, podendo ser majorada quando o caso envolve cães e gatos.

Atualização

A Polícia Civil informou que o autor foi identificado. A cachorra era da esposa dele, mas ficou com o homem após a separação. Ele foi intimado para ir na delegacia.

Aumento de casos de abandono

O último mês do ano marca o Dezembro Verde, campanha nacional voltada a alertar sobre o abandono de cães e gatos, um problema que atinge seu ápice justamente quando o país entra no clima das festas. Em Goiânia, a ativista Juliana Morais, que resgata e cuida de animais há mais de duas décadas, afirma que “todo período de férias e feriados é um terror para os animais”.

Segundo ela, “a proteção animal está sobrecarregada e sem apoio”, e o poder público não oferece suporte suficiente para lidar com a grande quantidade de animais abandonados. Juliana explica que, além dos animais que acolhe, também alimenta e castra outros que vivem em situação de rua.

Ela diz que as justificativas para o abandono se repetem todo fim de ano: viagens, mudanças e dificuldades financeiras. Para Juliana, o impacto é sempre cruel. “Ninguém deixa carro ou bens para trás, mas os animais, sim”, comenta.

Como denunciar

Casos de abandono ou maus-tratos podem ser denunciados à Polícia Civil pelo Disque 197, ao Grupo de Proteção Animal pelo (62) 3201-2350 ou pelo 190, em situações emergenciais.

LEIA TAMBÉM:

Caso da cadela morta por cães no setor Sul: acordo oferecido pelo MP desagrada vítima