Caldas Novas prevê 80% de ocupação hoteleira no fim do ano
"Devem passar pelo município, entre 20 de dezembro e 1º de janeiro, até 400 mil pessoas", estima secretária de Turismo
A prefeitura de Caldas Novas estima uma ocupação superior a 80% na rede hoteleira entre os dias 20 de dezembro e 1º de janeiro. A alta será impulsionada pelo tradicional fluxo de turistas que vão ao município pelos parques aquáticos e águas termais, mas também por uma forte demanda por pacotes familiares e reservas antecipadas para o período de festas, conforme a Secretaria Municipal de Turismo.
Titular da pasta, Danilla Soares afirma ao Mais Goiás que a procura é justificada pela combinação de temperaturas elevadas, ampla oferta de lazer e programação especial para o público infantil. Ela acredita que o município tende a estar entre os destinos mais procurados do Centro-Oeste na virada do ano.
“Devem passar pelo município, entre 20 de dezembro e 1º de janeiro, até 400 mil pessoas.” Ela explica que Caldas Novas, hoje, conta com o primeiro Batalhão Turístico da Polícia Militar no Estado. “Com isso, o turista terá muito respaldo, tanto da PM quanto dos bombeiros.” Além disso, Danilla reforça que o turista também poderá contar com uma “estrutura bem organizada e reforçada da Superintendência de Mobilidade e Trânsito (SMM), uma vez que neste período o fluxo será muito grande de meios de transporte em nosso município”.
Segundo ela, a expectativa é que a ocupação aumente conforme se aproxima o feriado prolongado, como aconteceu nas últimas temporadas. Contudo, a programação oficial da prefeitura já começa neste fim de semana.
No próximo domingo (14), por exemplo, a cidade recebe o “Natal de Encantos”, espetáculo com teatro, música, circo, ginástica artística e dança, sob organização e coordenação da Companhia Nosso Musical. O evento acontece a partir das 19h30, na Praça Mestre Orlando. Mas esta não é a única atração do período. Pela Claque Cultural, o município preparou uma série de atrações gratuitas (com ingressos retirados no Sympla) neste mês. Confira:
Dia 12/12:
- Show na Essência da MPB, com João Pedro, no Salão de Eventos Sesc – 20h30
Dia 13/12
- Artes visuais e artesanato com Ronaldo Lopez, no Casarão dos Gonzagas – 10h
- Show Um Marco, com Marco Aquilino, no Parque Aquático Sesc – 15h30
- Show com Goyá Dylan, no Parque Aquático Sesc – 16h30
- Show com Aluko, no Parque Aquático Sesc – 17h30
- Apresentação da peça Lucas, o Caçador de Onça, do grupo CIA Alma de Teatro, no Teatro Sesc – 20h30
18/12
- Show Entre Prosas e Cantos, com Ellen Regina, na Praça Mestre Orlando – 20h
- Show com Kledir Dubem, na Praça Mestre Orlando – 21h
- Show com Lorrane Luz, na Praça Mestre Orlando – 22h
19/12
- Show de Piano Solo, com Everson Piano, na Praça Mestre Orlando – 20h
- Show Choro, Serestas e Canções, com Karine Serrano, na Praça Mestre Orlando – 20h
- Show As Faces do Violoncelo, com Mel Morais, na Praça Mestre Orlando – 21h30
- Show com a Banda Liebe, na Praça Mestre Orlando – 22h30
20/12
- Show Cerrado Waves, com DJ Sumatra, na Praça Mestre Orlando – 20h
- Show com Sirlon Franco, na Praça Mestre Orlando – 20h30
- Show com Fred e Artur, na Praça Mestre Orlando – 21h30
- Show com Rick e Brenno, na Praça Mestre Orlando – 22h30
“E ainda estamos nos organizando para mais algumas atrações musicais nos finais de semana dos dias 21 a 23 de dezembro. A cidade está bem decorada, tanto nos empreendimentos particulares quanto os principais pontos, como a Praça Mestre Orlando, Av. Santo Amaro, no Bairro Santa Efigenia, além das entradas da cidade. Pontos estratégicos”, detalha a secretária. Ela explica que para o réveillon a prefeitura não prepara nenhum evento específico nesse ano. Reforça, contudo, que o município terá vários eventos particulares para quem quiser aproveitar a virada de ano.

Rede hoteleira
Proprietário dos hotéis Morada do Sol e Morada das Águas, além de vice-presidente da Associação Regional das Águas Quentes de Goiás (Aqua), Marcelo Palmerston Lemos afirma que a expectativa é até melhor que a prevista pela prefeitura. A ocupação acima de 80% deve permanecer até 20 de janeiro, com picos de 100% nos dias que antecedem o Réveillon. “Aí não tem para quem quer.”
“Nosso público é, principalmente, família e casais. Como nosso hotel está no centro, as pessoas ficam à vontade para passear. Mas oferecemos ceia de Natal e festa de Réveillon, com DJ e queima de fogos. Todas as noites são ornamentadas e temos recreação durante o dia, uma vez que somos um hotel de lazer”, detalha.
Segundo ele, essa é uma das melhores épocas para a rede hoteleira do município. Ele também destaca o Carnaval, Semana Santa, o mês de julho e a “semana do saco cheio”, quando as escolas dão folga para os estudantes.