Caldas Novas se prepara para 200 mil turistas no feriado prolongado de Finados
Pirenópolis prevê 85% de ocupação no período, mas não fala em número de visitantes
Caldas Novas deve receber cerca de 200 mil turistas no feriado prolongado de Finados, que acontece na próxima quinta-feira (2). A expectativa otimista da secretaria municipal de Turismo e Lazer considera não somente a data, mas também a realização do Caldas Country Festival, que ocorre de 1º a 4 de novembro.
A previsão, segundo o prefeito Kleber Marra (MDB), é de 92% de lotação dos leitos da rede hoteleira. “Sem dúvidas é o maior evento que temos no calendário da cidade, que movimenta na região, mais de R$ 50 milhões de reais e gera 12 mil empregos, somando ao todo, 15 mil trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente no festival. Por isso, a Prefeitura Municipal dá todo apoio para que tudo ocorra de forma tranquila e segura, durante os dias de folga e festa”, explicou.
Ainda para o período, o gestor afirmou que haverá reforço de mais de 300 policias militares de Goiânia. Também ocorrerá a instalação de sete plataformas em pontos estratégicos da cidade e de quatro tendas, tudo custeado pela organização do evento. “Já a prefeitura está sendo responsável pelo alimentação e transporte dos agentes”, disse o comandante do 19º Comando Regional da Polícia Militar, Coronel Mendonça.
Ainda terá apoio no trânsito. O superintendente municipal de Mobilidade, Murilo Henrique, diz que a cidade contará com equipes de plantão e de reforço, com presença ostensiva na Av. Santo Amaro, nos horários de pico. “Vamos fazer também o isolamento da via interna desta avenida, para embarque e desembarque de passageiros, além de postos de fiscalização móveis para coibir transporte clandestino de passageiros.”
Além disso, a cidade terá duas unidades de saúde 24 horas durante o feriado. “Estaremos aptos para receber pacientes tanto na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), quanto no Hospital Municipal e Maternidade André Alla Filho”, disse o secretário de Saúde, Rodrigo Brum.
Destaca-se, a prefeitura determinou ponto facultativo no dia 3 de novembro, sexta-feira. As exceções são os serviços considerados essenciais ou emergenciais que não admitam paralisação, como os de saúde, arrecadação, fiscalização, aeroportuário, rodoviário, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (transporte, coleta e limpeza urbana), da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Cetras, Demae e Superintendência Municipal de Trânsito (SMM), que devem ter funcionamento, mesmo que em regime de plantão.
Caldas Country
O Caldas Country Festival, em Caldas Novas, chega a sua 16ª edição, em 1º de novembro, com previsão de 45 mil pessoas de todo o País. O evento sertanejo movimenta mais de R$ 50 milhões e gera 12 mil empregos, segundo a organização.
Vale citar, o evento vai até 4 de novembro, sendo o primeiro dia um esquenta o segundo, pré-festa. Entre os nomes confirmados, estão Bruno e Marrone, Maiara e Maraisa, Claudia Leitte, Jorge e Mateus e outros.
Outras cidades
O Mais Goiás também procurou a assessoria de Pirenópolis, que não falou em números, mas espera 85% de ocupação dos leitos no período. O portal tentou com a secretária municipal de Turismo, Vanessa Leal, para outros detalhes, porém não teve sucesso.
A cidade de Goiás foi procurada, mas não se posicionou até o fechamento da matéria. Caso haja retorno, o texto poderá ser atualizado.
Goiânia
Goiânia, que irá decretar ponto facultativo na sexta (3), deve ter uma grande movimentação. O Aeroporto Internacional de Goiânia – Santa Genoveva espera fluxo de 40 mil passageiros entre 1º e 5 de novembro – embarque e desembarque – por causa do feriado.
Projeção da CCR Aeroportos, empresa responsável pela administração do Santa Genoveva, cita que o local tem 311 operações de pouso e decolagem previstas para o período. Além disso, reforça que o aeroporto “está preparado para receber o fluxo de passageiros durante o feriado de Finados”.
O Mais Goiás também tenta contato com a assessoria da rodoviária de Goiânia para saber a expectativa de embarques e desembarques. Caso haja retorno, a matéria será acrescida.