ANIVERSÁRIO

Campinas 215 anos: conheça a biblioteca que recebe a comunidade para ‘comer um bolinho’

Funcionários da biblioteca de Campinas recebem comunidade para um café da manhã simples, mas muito acolhedor todos os dias

Rosemary Maria trabalha na biblioteca da Campinas (Foto: Reprodução)
Rosemary Maria trabalha na biblioteca da Campinas (Foto: Reprodução)

A funcionária pública Rosemary Maria trabalha há 24 anos de tradicional biblioteca de Campinas, um dos pontos históricos do bairro que completa 215 anos nesta terça-feira (8). Rosemary ajuda a zelar inclusive de livros de autores que viveram na vizinhança, como Alfredo Nasser, Bariani Ortêncio e José Luiz Bittencourt.

“Campinas é um bairro, mas, pra nós, é uma cidade”, afirma a bibliotecária. “Tudo a gente encontra aqui. É pertinho da Matriz, pertinho da praça, tudo aqui é pertinho”.

Rosemary e os colegas têm o costume de fazer um café da manhã todo dia na repartição. “É simples, mas é um café da manhã. A gente chama a comunidade, a população… serve bolo de cenoura, de baunilha, de coco e pão de queijo. Quem estiver passando por aqui pode vir comer um bolinho”.

Campinas: programação cultural

A comemoração pelos 215 anos do Setor Campinas será realizada nesta terça-feira (8/7) com uma programação que reúne esporte, ações sociais e atividades culturais abertas ao público. A agenda inclui amistoso beneficente, apresentações musicais e eventos literários.

Um dos destaques é o jogo entre servidores municipais e ex-jogadores do Atlético Clube Goianiense, marcado para às 17h no Estádio Antônio Accioly. A entrada é gratuita, mediante a doação de um agasalho ou kit de higiene pessoal, que será destinado à rede municipal de assistência social.

O prefeito Sandro Mabel deve participar da partida ao lado de ex-atletas do futebol goiano. A ação é organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh).

A programação conta ainda com apresentação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, às 8h, no auditório do Colégio Santa Clara. Às 9h, a Biblioteca Municipal Cora Coralina realiza um café literário com distribuição de livros e homenagem a autores da cidade.

No período da tarde, às 16h, o Quinteto de Metais e Percussão da Orquestra se apresenta no Coreto da Praça Joaquim Lúcio, durante a entrega da revitalização do espaço. A programação cultural se encerra às 18h com show da dupla César e Alessandro, em frente ao Estádio Antônio Accioly, durante a solenidade do programa Brilha Goiânia.

ANOTA AÍ
Programação cultural e esportiva em comemoração ao aniversário de Campinas
Data
: 8 de julho
Local: Diferentes locais de Campinas
Entrada gratuita